Outras formas de visualizar o blog:

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Notre Dame de PARIS: igreja de uma beleza perfeita, alegria do mundo inteiro

Notre Dame de Paris
A catedral Notre Dame de Paris tem tantos aspectos e maravilhas, que eu depois de ter estado nela, eu tenho que voltar para o hotel, comer alguma coisa rápida, e fazer uma coisa que em mim é um modo de refletir: é dormir.

Eu me pergunto por que é que havia o sono no Paraíso? Se o Paraíso era tão agradável e não cansava, por que é que havia o sono no Paraíso?

Eu me pergunto às vezes se para o homem deixar todas as suas impressões, mesmo as paradisíacas, assentarem bem nele, não é preciso um período de sono, em que o homem pensativo se ordena.

Eu quis dormir depois de ter visto Notre Dame, como Adão quis dormir depois do dia primeiro do Paraíso.

Notre Dame tem o solo da seriedade e todo o desenvolvimento do maravilhoso.

Ela é fundamentalmente séria, planejada segundo os melhores ditames de uma razão calma, ponderada, fazendo uma coisa de grande vôo.

Agora, em cima dessa arte e da razão, levantou-se um sonho: o edifício é um sonho. E esse sonho é o maravilhoso até nas menores coisas. Não há uma gargouille que não seja maravilhosa.

A igreja de uma beleza perfeita, alegria do mundo inteiro.

Notre Dame, galeria dos reisCada pormenor é perfeito. A galeria dos reis tem o tamanho exato, está na altura certa.

A Revolução Francesa, sempre igual a si mesma, e incomparável em infâmia a qualquer outro acontecimento histórico, exceto a traição de Judas, não contente em decapitar Luiz XVI, mandou uns bárbaros subirem até essas estátuas e degolá-las. De maneira que esses corpos ficaram sem cabeça durante muito tempo.

Recentemente, fazendo obras nos porões de um banco e os operários encontraram as cabeças desses reis, que um homem do povo, piedoso, salvou-as durante a noite enterrando-as à pequena distância da catedral.

Em cima da galeria dos reis, que representam os reis da genealogia de Nosso Senhor Jesus Cristo, o parapeito tem a altura exata. Tudo é de uma perfeição acabada.

A auréola atrás da cabeça de Nossa Senhora não tem igual no mundo inteiro.

Notre Dame, aureola de Nossa Senhora

Plinio Corrêa de Oliveira. Texto sem revisão do autor.

Desejaria receber as novas postagens de 'Catedrais Medievais' em meu Email gratuitamente

GLÓRIA CRUZADAS CASTELOS ORAÇÕES HEROIS CONTOS CIDADE
Voltar a 'Glória da Idade MédiaAS CRUZADASCASTELOS MEDIEVAISORAÇÕES E MILAGRES MEDIEVAISHERÓIS MEDIEVAISCONTOS E LENDAS DA ERA MEDIEVALA CIDADE MEDIEVAL

2 comentários:

  1. voceis deviam colocar as datas de quando elas foram construidas

    ResponderExcluir
  2. Grande Trabalho de vocês, maravilhoso, mas quem foi o mentor dessa construção?
    Obrigado

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus necessariamente os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.