Outras formas de visualizar o blog:

terça-feira, 9 de janeiro de 2024

A capela para a Coroa de Espinhos: um relicário de luz

Sainte-Chapelle: capela baixa era para os domésticos
Sainte-Chapelle: capela baixa era para os domésticos
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs








A Sainte-Chapelle eleva a Deus num voo de espírito extraordinário. Entende-se, porque é uma capela onde há uma porção de elementos explicitamente religiosos.

Muita igreja construída depois fala de religião, mas nada eleva dessa forma ao Céu.

O que a Sainte-Chapelle deixa transparecer é o desejo de haver um lugar onde os homens pudessem morar dentro da luz e do cristal. E, portanto, dentro do sonho.

Esta é a chave de interpretação da Sainte-Chapelle.

Se a arte de fazer cristais tivesse levado a fazer palácios de cristal para morar, que luzes e que coisas nós não tiraríamos daí?

Sainte-Chapelle: capela alta era para o rei e a Corte
Sainte-Chapelle: capela alta era para o rei e a Corte

O mesmo se poderia dizer de outras matérias nobres existentes.

Porém, o segredo medieval do fabrico de muitas coisas se perdeu com a mania da Renascença de usar apenas vidro de janela.

Quantas outras coisas haveria se o homem não tivesse ido rejeitando estupidamente o espírito medieval!

Essas coisas que poderiam existir, mas que não existem, dariam significados e magnificências a esta vida das quais não se tem ideia.

Deus Nosso Senhor deixa ver Seu absoluto através dessas realizações. A sala de ogivas no Palais de Justice de Paris – tão mais simples do que a Sainte-Chapelle - produz completamente essa impressão!

As coisas góticas, em proporções ora maiores, ora menores, produzem impressões de absoluto, quando não dão a impressão do absoluto completo.

Por exemplo, o contraste muito visível na Sainte-Chapelle entre a rudeza bela e forte da pedra e o delicado do vitral.

Mas que magnificência desse contraste e que discrição, de tal maneira que se não chamarem a nossa atenção nós não notamos! É o absoluto.




GLÓRIA CRUZADAS CASTELOS ORAÇÕES HEROIS CONTOS CIDADE SIMBOLOS
Voltar a 'Glória da Idade MédiaAS CRUZADASCASTELOS MEDIEVAISORAÇÕES E MILAGRES MEDIEVAISHERÓIS MEDIEVAISCONTOS E LENDAS DA ERA MEDIEVALA CIDADE MEDIEVALJOIAS E SIMBOLOS MEDIEVAIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus necessariamente os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.