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quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Notre-Dame de Paris: colorida na Era da Luz

Galeria dos Reis, restaurada em Notre Dame de Paris
Galeria dos Reis, restaurada em Notre Dame de Paris

Na Idade Média, a catedral Notre-Dame de Paris estava também toda pintada como a sua homônima de Amiens.

Em 1977, no subsolo do hôtel Moreau (20 de la rue de la Chaussée-d'Antin, Paris), foram encontradas as cabeças dos reis que ficavam na Galeria dos Reis, na fachada de Notre-Dame.


Cabeças dos reis ainda têm restos di pintura, Museu de Cluny
Cabeças dos reis ainda têm restos di pintura, Museu de Cluny
Trata-se dos reis do Antigo Testamento que foram antepassados de Nosso Senhor Jesus Cristo, mas que os vândalos igualitários da Revolução Francesa em seu fanatismo decapitaram somente porque eram reis.

As cabeças foram jogadas no chão, espatifando-se, enquanto na fachada ficaram os corpos descabeçados.

Este crime religioso e artístico não é de espantar nos mesmos terroristas que decapitaram o rei Luís XVI e a rainha Maria Antonieta.

Uma alma piedosa arranjou um jeito de, durante a noite, tomar as cabeças das estatuas e enterrá-las no fundo na terra a fim de pôr cobro às profanações.

Portal norte de Nossa Senhora de Chartres, colorido com laser
Portal norte de Nossa Senhora de Chartres, colorido com laser
Esse homem morreu, mas sua boa ação foi certamente lembrada pelo seu Anjo da Guarda no momento em que ele foi julgado.

E terá tido um peso não pequeno na avaliação que o Divino Juiz a respeito da vida dele.

Fez-se uma análise dessas cabeças e verificou-se que havia partes ainda pintadas.

As cabeças originais com os restos de pintura podem ser vistas hoje no Museu de Cluny, perto da catedral.

As cabeças colocadas na galeria dos reis na fachada de Notre-Dame são resultado da restauração realizada no século XIX por Viollet-le-Duc.

Até agora não se fez um arranjo luminoso (“son et lumière”) como na catedral de Amiens e como se está tentando fazer com bons avanços na catedral de Chartes, ambas também dedicadas a Nossa Senhora.

Pedra na sua beleza natural ou...
ou ... pedra colorida? (pórtico norte de Chartres)

É, pois, coerente com o estilo gótico a existência de edifícios pintados, quer catedrais, quer paços municipais e castelos.

Por exemplo, a residência do senhor feudal, situada no recinto do castelo, bem como a capela podem ter sido pintadas.

Se a forma é tão linda, é normal que tenha havido um ornato de cor para essa forma. Não há razão para dissociar a forma da cor e os medievais não fizeram essa separação.

A pedra cinzenta é bonita pelo lado rugoso e batalhador. Mas quando a gente vê uma catedral cinzenta, o subconsciente sugere sucessiva e vagamente diversas cores para ela.

É um dos encantos do cinzento. A pedra tem sua grandeza, o rugoso tem seu esplendor bélico.

Mas é ou não é verdade que subconscientemente a gente imagina sucessivos coloridos para as pedras sem cor?





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Um comentário:

  1. O Gótico é sempre fabuloso.
    Minha preferência é pela pedra pura, acho que existe um certo "mistério" na pedra pura.

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