Outras formas de visualizar o blog:

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Amiens e a nobreza absoluta de Deus

Amiens: penumbras que falam da ordem sobrenatural do universo
Amiens: penumbras que falam da ordem sobrenatural do universo
  Na catedral estão como que contidas todas as qualidades das igrejas da diocese, ou arquidiocese.

Por exemplo, o lado mimoso da Sainte Chapelle aflora na flecha da catedral Notre Dame de Paris.

Porque a Sainte Chapelle, de algum modo, está contida na catedral. A catedral é sempre o padrão global, glorioso, total, talvez único das igrejas.

Nas penumbras criadas pelos vitrais da catedral de Amiens, em certos modos de ser das ogivas internas das colunas dentro dela, em algum toque do órgão, entram imponderáveis da concepção sobrenatural do universo.


Ela é a mais ampla da França (200.000 m3) e junto com as catedrais também dedicadas a Nossa Senhora em Chartres e Reims, e a de Santo Estêvão em Bourges, formam o arquétipo do gótico clássico com elementos do gótico rayonnant.

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Catedral de BOURGES: hierarquia e beleza duma Bíblia em pedra e cristal

Bourges, espessura paredes

Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs






Meçam a espessura da parede!

Quantos santos ou anjos há em pé! É extraordinário!

Entretanto, não são mais que alguns pormenores da catedral de Bourges, na França.

Essa catedral está dedicada a Santo Estêvão, o primeiro mártir cristão, e por isso conhecido também como protomártir.

Bourges, fachadaA catedral de Bourges é considerada uma obra-prima da arquitetura gótica. Sua fachada tem 40 metros da largura sendo a maior nesse estilo.

A construção iniciou-se em 1195, praticamente ao mesmo tempo com a catedral de Chartres

O coro (parte atrás do altar mor), foi completado em 1214; a nave (que é a parte maior) em 1225.

A fachada, mais rica e complicada foi terminada em 1250. O todo, que inclui torres e anexos, foi consagrado em 13 de maio de 1324.

A parte que toca no chão são coluninhas vazadas, muito delicadas, que foram por sua vez esculpidas.

É quase que uma orgia de trabalho, de dedicação, uma extraordinária manifestação de fé.

No centro da fachada, sem considerar as portas, o grande ponto de convergência da decoração é a rosácea grande em cima.

Depois há um espaço liso, e depois para baixo começam ogivas. Espaço livre é quase nenhum.

Todas essa partes laterais estão para a rosácea, como as portas laterais estão para as portas do centro.

A rosácea é a rainha com suas damas.

A catedral de Bourges é a expressão arquitetônica do espírito hierárquico de sua época.

Bourges, portaTudo nela é hierarquia, classe, categoria.

É o espírito da Idade Média.

As catedrais eram feitas para conter a população inteira da cidade. A cidade inteira era católica.

A igreja é o palácio de Deus, e no palácio de Deus deve haver um lugar de destaque para o rei, ou para o senhor feudal, para as autoridades municipais, sobretudo para as autoridades eclesiásticas, mas deveria caber o povinho de Deus inteiro.

Será que esta catedral se enche hoje como se enchia outrora? Eu temo que não.

* * *

Dividindo as portas há um símbolo muito bonito.

Os medievais poderiam ter feito um portal só mas eles fizeram duas portas.

Separando as duas portas há uma colunazinha com uma imagem de Nosso Senhor Jesus Cristo, e um dossel sobre a imagem dEle.

Bourges, botareusA ideia era apontar aos que entravam Cristo como divisor dos caminhos.

* * *

Esses são chamados botaréus, do lado de fora da igreja.

Os medievais não conheciam bem os cálculos necessários para garantir a estabilidade do edifício.

Do lado de fora punham esses arcos para evitar que o edifício ruísse.

São verdadeiras escoras colocadas de encontro à cúpula central da catedral.

Mas as escoras são tão bonitas, elegantes e leves, que se pensasse em tirá-las, os artistas do mundo inteiro protestariam.

De fato, esses botaréus resultam de um desconhecimento de certas regras de cálculo. Mas quando se tem uma grande alma até o não-conhecer leva ao belo.


* * *

Os vitrais de Bourges são verdadeiros vitrais. Não é vitralzinho marca zero. Aquilo é mesmo vitral! É de se ficar maravilhado.

Formam verdadeiras rendas de vidro. Neles há um porção de figurinhas que se movem, falam, gesticulam.

Em geral são episódios do Antigo e do Novo Testamentos mais alguns episódios históricos da Cristandade e da vida dos santos.


Na última divisão há um tampo de uma sepultura que está abrindo, e os mortos estão saindo por ordem de Nosso Senhor Jesus Cristo para o Juízo Final.

A cruz está presente em tudo. Cada divisão é dominada por uma cruz.

Notem aquele azul. Um azul profundo! Lindíssimo! Lembra o azul de certas asas de borboletas do Brasil.

No centro do vitral da rosácea há uma figura: é o Cristo gladífero de que nos fala o Apocalipse.

A combinação de côres maravilhosa encanta a gente!

Dentro desses virais tem lições para quem?

Para os analfabetos! Os que não sabiam ler e escrever tinha uma verdadeira Bíblia nos vitrais.





GLÓRIA CRUZADAS CASTELOS ORAÇÕES HEROIS CONTOS CIDADE SIMBOLOS
Voltar a 'Glória da Idade MédiaAS CRUZADASCASTELOS MEDIEVAISORAÇÕES E MILAGRES MEDIEVAISHERÓIS MEDIEVAISCONTOS E LENDAS DA ERA MEDIEVALA CIDADE MEDIEVALJOIAS E SIMBOLOS MEDIEVAIS