Chartres ostenta a beleza da pedra pura |
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de política internacional, sócio do IPCO, webmaster de diversos blogs |
Quem admira os monumentos góticos se compraz em ver não só suas linhas, sua altaneria, etc., mas a pedra com que são feitos.
Em geral são de granito cinzento, ou de uma cor meio indefinida, constituindo massas enormes que parecem sair da terra à maneira de um chafariz imenso que jorrasse granitos da pré-história.
Assim nós temos as catedrais, os castelos, as torres que emergem do chão e que impressionam a quem olha as coisas da Idade Média.
Se há uma cor que parece com a não-cor é o cinza. Contudo, o granito cinzento tem uma beleza própria. É uma maravilha, não há que discutir.
Mas poder-se-ia perguntar se numa catedral são cabíveis outras formas de beleza. E, admitindo que sim, poder-se-ia perguntar qual das formas de beleza é maior.
Pessoas de meia cultura e de gosto mediano, fanáticas do purismo gótico, mas que entendem pouco desse estilo, acham que pintar uma catedral seria uma blasfêmia! “Deve ser de pedra e não pode ser de uma outra coisa!”.
A pedra nua tem uma forma de beleza tal que não haveria lágrimas suficientes para chorar o seu desaparecimento.
Mas, daí a dizer que é a única forma possível de beleza e que constitui uma blasfêmia imaginá-la pintada, contraria, antes de tudo, a realidade histórica.
Amiens: pintura colorida medieval restaurada com canhões laser |
E que foi com a decadência do gosto do povo pelo gótico que aos poucos as tintas foram caindo, não sendo renovadas.
A catedral de Amiens é a mais ampla da França (7.700 m2) e forma o arquétipo do gótico clássico juntamente com as catedrais também dedicadas a Nossa Senhora em Chartres e Reims, e a de Santo Estêvão em Bourges.
É também o prédio mais alto da região: ele atinge 112,7 metros na flecha exterior e 42,30 metros nos arcos góticos interiores. Sua extensão é de 145 metros, sendo capaz de acolher toda a população da cidade no tempo de sua construção (cerca de 10.000 pessoas).
Amiens: pintura colorida medieval restaurada com canhões laser |
A catedral com mais estátuas exteriores é a de Nossa Senhora de Reims: 2.303!
O número depende de um programa teológico destinado a glorificar a Deus e a ordem de sua Criação.
Mas serve de livro legível até por um iletrado, pois ilustra os rudimentos da Fé e da moral, a História Sagrada, da vida dos Santos e da ordem suprema do universo espiritual e material.
Na década de 1990 foram feitos trabalhos de limpeza da estatuária de Amiens com raios laser. Foi possível então descobrir e preservar restos da policromia original.
O estudo desses restos de pintura mostrou que a catedral estava não só pintada, mas com cores de uma variedade e de uma intensidade insuspeitada.
Amiens: beleza e intensidade das cores medievais surpreende |
E o resultado é surpreendente.
Durante alguns instantes da noite podemos agora admirar aquilo que os cidadãos da Amiens medieval e os romeiros que iam venerar as preciosas relíquias da catedral (como o crânio de São João Batista) habitualmente viam.
Os homens que conceberam essas maravilhas góticas as imaginaram em cores porque suas almas aspiravam a se preparar para um dia contemplar face a face Deus, fonte de toda beleza, e sua faustosa corte celeste.
Vídeo: catedral colorida como na Idade Média: Amiens
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Parabéns pelo blog.
ResponderExcluirNunca imaginei o multicolorido numa Catedral! A não ser em vitrais.
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