A catedral Notre Dame de Paris tem tantos aspectos e maravilhas, que eu depois de ter estado nela, eu tenho que voltar para o hotel, comer alguma coisa rápida, e fazer uma coisa que em mim é um modo de refletir: é dormir.
Eu me pergunto por que é que havia o sono no Paraíso? Se o Paraíso era tão agradável e não cansava, por que é que havia o sono no Paraíso?
Eu me pergunto às vezes se para o homem deixar todas as suas impressões, mesmo as paradisíacas, assentarem bem nele, não é preciso um período de sono, em que o homem pensativo se ordena.
Eu quis dormir depois de ter visto Notre Dame, como Adão quis dormir depois do dia primeiro do Paraíso.
Notre Dame tem o solo da seriedade e todo o desenvolvimento do maravilhoso.
Ela é fundamentalmente séria, planejada segundo os melhores ditames de uma razão calma, ponderada, fazendo uma coisa de grande voo.
Agora, em cima dessa arte e da razão, levantou-se um sonho: o edifício é um sonho. E esse sonho é o maravilhoso até nas menores coisas. Não há uma gargouille que não seja maravilhosa.
A igreja de uma beleza perfeita, alegria do mundo inteiro.
A Galeria dos Reis na fachada. Os reis de Israel antepassados de Cristo são representados com as figuras dos reis da França. |
A Revolução Francesa, sempre igual a si mesma, e incomparável em infâmia a qualquer outro acontecimento histórico, exceto a traição de Judas, não contente em decapitar Luiz XVI, mandou uns bárbaros subirem até essas estátuas e degolá-las. De maneira que esses corpos ficaram sem cabeça durante muito tempo.
Recentemente, fazendo obras nos porões de um banco e os operários encontraram as cabeças desses reis, que um homem do povo, piedoso, salvou-as durante a noite enterrando-as à pequena distância da catedral.
Em cima da galeria dos reis, que representam os reis da genealogia de Nosso Senhor Jesus Cristo, o parapeito tem a altura exata. Tudo é de uma perfeição acabada.
A auréola atrás da cabeça de Nossa Senhora não tem igual no mundo inteiro.
(Autor: Plinio Corrêa de Oliveira. Texto sem revisão do autor.)
GLÓRIA CRUZADAS CASTELOS ORAÇÕES HEROIS CONTOS CIDADE SIMBOLOS
voceis deviam colocar as datas de quando elas foram construidas
ResponderExcluirGrande Trabalho de vocês, maravilhoso, mas quem foi o mentor dessa construção?
ResponderExcluirObrigado