quinta-feira, 7 de junho de 2018

A SAINTE CHAPELLE: Elevação e intimidade

Cripta da Sainte-Chapelle
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs








Há muitos anos, quando visitei a Sainte Chapelle (Capela Santa) pela primeira vez, pensei que esta parte baixa fosse a capela principal.

Julguei-a tão bonita que, ao vê-la, soltei uma exclamação; a qual, em mim, tem muito significado, porque não sou muito exclamativo.

Fiquei encantado!



Pórtico principal da Sainte-Chapelle
Entretanto, disseram-me para subir logo, porque o fluxo dos visitantes estava aumentando, e a Sainte Chapelle ficava em cima, sendo aquele andar inferior destinado aos servidores.

Como os habitantes do palácio eram muito numerosos, e o Rei gostava de assistir ao Santo Sacrifício com todos juntos, celebrava-se uma Missa embaixo e outra em cima.

Como a parte superior não comportava todos, os servidores permaneciam embaixo.

Em cima, acomodava-se o Soberano com sua corte.

Chamo atenção, em primeiro lugar, para o seguinte aspecto: há algo nas proporções desta parte baixa da capela, inteiramente diverso do que nos habituamos a ver nessa matéria em igrejas.

Há uma proporção especial para quem ora: sentir-se num ambiente muito elevado, mas ao mesmo tempo muito íntimo.

A pessoa sente-se como que recebida por Deus em seu gabinete pessoal, na sua sala mais interna.

Numa perspectiva que concilia a elevação com a intimidade.

Interior da Sainte-Chapelle
Como se consegue isso?

Da seguinte maneira: as colunas são muito esguias, são tênues; não são colunas fortes, atarracadas; mas todas elas abrem-se como se fossem palmeiras cujas folhas se unem no teto.

E se abrem de modo tão harmonioso, tão gradual, tão perfeito, que a pessoa tem uma certa impressão de que elas ficam lá no alto, no teto, no ponto onde se unem, mas que, ao mesmo tempo, esse ponto muito alto está ao alcance da pessoa.

Por onde, fica-se misteriosamente elevado.

Na intimidade, tem-se a impressão de grande elevação; e na elevação, tem-se a impressão de grande intimidade.

O homem mede toda a grandeza de Deus, mas, concomitantemente, sente-se elevado até o Criador. Afetuosa e carinhosamente elevado até Deus.

Altar para a Coroa de Espinhos
As ogivas exercem o seu incomparável fascínio sobre os espíritos.

Vemos como a ogiva é um ornamento belo, e como o jogo de ogivas é mais bonito do que cada ogiva em particular.

A Sagrada Escritura diz que Deus, quando criou o universo, repousou no sétimo dia, considerando a obra que tinha feito.

E tornou-se-Lhe patente que cada coisa era bela, mas que o conjunto era mais formoso do que cada parte.

Vista posterior da Sainte-Chapelle
Na Sainte Chapelle encontramos isso. Todas essas colunas são bonitas, as pinturas acentuam tal beleza, os vitrais etc.

Mas o conjunto é muito mais belo.


Nota:

Sainte Chapelle de Paris, construída junto ao Palais de la Cité, hoje Palais de Justice, pelo arquiteto Pierre de Montereau, ou de Montreuil, durante o reinado de São Luís IX, século XIII, para conter as preciosas relíquias trazidas, de Constantinopla, pelo santo monarca. 

Dividida em 2 andares: capela alta, destinada a receber as relíquias; capela baixa, reservada para acolher as sepulturas de dignitários eclesiásticos.

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Extratos da conferência proferida pelo Prof. Plinio Corrêa de Oliveira em 12 de abril de 1989. Sem revisão do autor.



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