![]() |
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de política internacional, sócio do IPCO, webmaster de diversos blogs |
A fumaça ainda envolvia a catedral de Notre-Dame quando, em 17 de abril de 2019, o então primeiro-ministro francês Édouard Philippe prometia solenemente, no palácio presidencial do Élysée, um “concurso internacional de arquitetos” para refazer o telhado devorado pelas chamas e erigir uma nova flecha na catedral. Cfr. Le Figaro
Comunicou que o presidente Emmanuel Macron aspirava por um radical “gesto arquitetônico contemporâneo”, acenando para um referendo sobre as mudanças que “dariam à catedral características de nossa época”.
Aproveitando-se do impacto emocional causado pelo incêndio, o presidente Macron achou que seria o momento de desnaturar a catedral, como outros já tentaram, e fez o anúncio de um concurso de projetos modernizantes de restauração.
Pressurosamente acolhida pela grande mídia, essa proposta parecia indicar que os franceses aprovavam a mudança de estilo auspiciada pelo presidente.
Mas se ele o fizesse, incorreria em flagrante violação da lei francesa e dos tratados internacionais, que obrigam o país a restaurar os monumentos históricos no estado em que estavam no momento da catástrofe (à l’identique, segundo a concisa expressão francesa).
![]() |
Agulha ecológica na linha ousada postulada pelo presidente Macron |
Rivalizavam eles entre si no item feiura, sobressaindo a nota panteístico-ecológica, bem ao gosto dos próceres do Sínodo Pan-amazônico, além de sugestões posteriores para o mundo pós-pandemia.
Há muito se tenta desfigurar Notre-Dame.
No Ancien Régime, chegou à mesa do rei Luís XV um plano radical do arquiteto Pierre Patte, reunindo muitos outros projetos. (Chama-se Ancien Régime o antigo regime político-social vigente na França, na época anterior à Revolução Francesa. Expressão comumente usada para indicar o período entre o reinado do primeiro dos Bourbons (Henrique IV, 1594-1610) e a Revolução de 1789)
Assim o descreve Yvan Christ, o maior historiador da arquitetura de Paris: “Eis a Île de la Cité reunida à Île Saint-Louis.
“Notre-Dame destruída, ao mesmo tempo que dezessete pequenas igrejas inteiramente inúteis, por sua falta de tamanho e porque não têm grandeza e dignidade para representar o ‘Ser Supremo’.
“A esse ‘Ser Supremo’ se dedicaria um templo no local da Place Dauphine [que desapareceria]”.(Yvan Christ, “Paris des utopies”, Ed. Balland, Paris, 1977. Prefácio)
Já emergia então sob Luís XV esse ‘Ser Supremo’ dos agnósticos, tão enaltecido depois pela Revolução que se aproximava.
O plano previa destruir a catedral de Nossa Senhora de Paris e dedicar-lhe a ilha onde ela se encontra incluindo uma estátua do rei e de outros monumentos a serem construídos entre tufos de vegetação, tudo ao gosto do bon sauvage de Jean-Jacques Rousseau, precursor do ecologismo.
Outras reformas previstas para ambos os lados do rio Sena deformariam para sempre a fisionomia da Paris medieval.
![]() |
Plan geal apresentado ao rei Luis XV por Pierre Patte, que suprimiria todos os monumentos históricos da Ile de la Cité. Stanford Libraries |
O projeto ficou arquivado e não se realizou.
Pouco depois do incêndio de 2019, a Société Française pour la Défense de la Tradition, Famille et Propriété (TFP francesa) saiu às ruas de Paris numa campanha de assinaturas, a serem entregues ao presidente e ao ministro da Cultura, pedindo que essa joia da arte gótica medieval fosse restaurada sem qualquer concessão à arte dita moderna ou contemporânea.
A petição da TFP france
sa afirma: “Notre-Dame é um lugar sagrado que pertence a Deus e à História, o qual não pode ser transformado em joguete nas mãos de arquitetos ávidos de ganhar fama, e que desprezam a nossa identidade”.(Catolicismo, Junho/2019)
A campanha de rua foi acompanhada de um abaixo-assinado digital, atingindo 143.000 assinaturas.
A iniciativa presidencial foi perdendo apoio, enquanto os apelos pela restauração “à l’identique” se multiplicavam.
Opuseram-se à mudança os que amam a França antiga, tradicional, católica, nascida na Idade Média; do lado modernizante insistiam os cultores da França revolucionária, gerada pelos crimes da Revolução Francesa (1789).
Um entrechoque não apenas teórico, mas muito concreto, e diz respeito ao reerguimento da agulha neogótica de 169 metros de altura, criada no século XIX pelo genial arquiteto Viollet-le-Duc.
Os especialistas mais categorizados produziram um relatório de 3.000 páginas, entregue ao Ministério da Cultura pelo arquiteto-chefe de Notre-Dame, Philippe Villeneuve.
Em 9 de julho de 2020, diante da forte insistência da opinião pública e dos argumentos irretorquíveis dos especialistas, o presidente Macron renunciou àsua fantasia modernista.
![]() |
Jovens rezando ante Notre Dame incendiada |
Definia-se assim o pleito que a revista Connaissance des Arts qualificou de “querela entre os Antigos e os Modernos”.
Apareceram e ainda aparecerão tentativas de bombardear a decisão.
Por exemplo, alegou-se ser um absurdo restaurar o telhado com madeira de carvalho, porquanto o antigo pegou fogo; e ao invés disso deveriam ser utilizados materiais modernos, como o concreto ou o aço, que seriam mais duráveis, econômicos e de rápida montagem.
Mas logo a Associação Carpinteiros Sem Fronteiras, integrada por marceneiros profissionais, demonstrou ser possível reconstruir “à l’identique” a armação de carvalho do telhado de Notre-Dame.
Acompanhados por testemunhas, em menos de uma semana fizeram uma das 25 “tesouras” no bosque do castelo de Ermenonville (em tamanho real, incluindo o abate das árvores e seguindo as mesmas técnicas e instrumentos dos carpinteiros medievais).
Essas tesouras são estruturas triangulares de 10 metros de altura por 14 de largura, que sustentam a cobertura da catedral.
As toras seculares de carvalho que sustentavam o telhado duraram desde a Idade Média, e se não fosse o fogo poderiam servir por mais oito séculos!
Esse “teste” provou que com apenas um milheiro dos milhões de carvalhos que o Estado possui nos bosques nacionais, e por um custo quase irrisório, toda a estrutura do telhado de Notre-Dame ficaria pronta entre cinco a oito meses!
O transporte se faria pelo rio Sena, e a madeira seria trabalhada ao pé da catedral, “strictement à l'identique” do legado medieval.
Esse teste ficou registrado vários vídeos de Youtube.
GLÓRIA CRUZADAS CASTELOS ORAÇÕES HEROIS CONTOS CIDADE SIMBOLOS
![Voltar a 'Glória da Idade Média](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiTE0cviFZUL8PeoMCdvWvI-mDV1GS1mlmxOaM-7OcJybvMpzP3pTRZ1SlCk4WVksErVDa-HGCL-wdf3KDwadeG_MLNdugwnMUMgslvMpRCbmHLNojCl68qM1zn28PMNx38AQ2-P0DlGFc/s200/Reims200,+Gloria+da+Idade+Media.jpg)
![AS CRUZADAS](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhVZWGFfyruxpMiK5QwpOjdx-dVEXngHtmB0K792V-BB3Bq-ZVl2_EY8UpaDCNXJ7rv9YCj8HHobeJJk2P97Bjx9RREofXmiLzHnidQtBiRLPFtY9OgKsl8aylFAe51XUyr4GobnT1af1Q/s200/Credo+03,+Cruzadas.jpg)
![CASTELOS MEDIEVAIS](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEje5Za1aKzAKMQKVHJlQFjvIUKezkc90FNeQf2e9N-jCk8hqLywczLHKj0Wun1JQ1oM6BnVNU0bGEB4B25P4-UTR1dVjh2toRiruH30Oq6hth7e5OHfK6C_Vb6S3FqJbMV_n6kuIG5jnVZt/s200/Chambord,+a%C3%A9rea,+castelos+medievais.jpg)
![ORAÇÕES E MILAGRES MEDIEVAIS](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg-7LMZVqAQpsxjZjLmOeSixihyKtcIFO9tjS4pOI2E2DfIM1heiAWnhWudkg3KyIQzv_Fib0Ki5Z-7Rt9XbUdku-qkwXnHAlUK7yZ5IGGGn_FkEEy9sB4YxQ6zYPZDsUnBJ_AQJJb2Jlk/s200/Sao+Bernardo,+Heiligkreuztal,+%C2%A9Andreas+Praefcke.jpg)
![HERÓIS MEDIEVAIS](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiNWqMUbs7XOmeq8cUBW0itIhi7qYfkJV_SF33p6L46irjk5CV7FXXIJ1C_HanHe53ImTuxmiqtNXGqRQYEG9sXXgsbiGfRQBJlcPM_OTC7sJkBrLF3mL-UHcwsQQLzcqyxOCYwzIjUSYc/s200/Dom+Afonso+Henriques,+herois+medievais.jpg)
![CONTOS E LENDAS DA ERA MEDIEVAL](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjjKbX2AoDhliTvoJfCwdLjf5vD04m3q7WuAy2J4MRAilCCa0P2bHtRY4O4fjYgGqDCDTow1DqYfEVRFy_JvNcsExDP87TbrihpxepZU7Hh9rfIrd3B_aE7JiFEMArTGt_Tu3SXjwRlVZeC/s200/Escritor+medieval,+Idade+Media.jpg)
![A CIDADE MEDIEVAL](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh8i5E0Oj_GBotyI3ORe1y-S6Mq4s_13Vv_RVo73CfqYe9TuWccVQWOi2SbILscPtIFEa-nENiF0OiIbzjw51jLlBcJTMzxSB6XKrjQNWYcATMlRCNTmwlD37z6dUehQKan_2zIHwnOgEk/s200/Rothenburg+ob+der+Tauber,+ladeira,+Idade+Media.jpg)
![JOIAS E SIMBOLOS MEDIEVAIS](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgTVqq3LaoykYQ6zejHHPhwKE3eBT5hEXAtsJ_AExqz9q_4qXlG4al3xvQcEQn2rDItUrpBLfKJygRheNOSHU-uL5JMrVt3EW5Ovbvd8g_NkqZ-uwgHpotcNr7yF2V6Ath7IKOzDV2g8ys/s200/Coroa+imperial+da+Austria.jpg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus necessariamente os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.