Outras formas de visualizar o blog:

MÚSICA

Na catedral de St Albans, cantos de Natal


Coro da catedral



Na catedral de Westminster: salmo nº2


Coro da catedral na Missa de Galo.



"De esplendor se doran los ayres"


José/Josep Ruiz de Samaniego (¿?-Zaragoza 1670). Villancico a la Virgen del Pilar (1666)



Meninos cantores da catedral de Westminster (vários)






Glória a Deus nas alturas


Do antifonário de León (Espanha, ano 1069), por sua vez cópia de um outro antifonárío da época do rei Wamba, do ano 662.
Letra em português: Glória a Deus nas alturas / e paz na terra aos homens por Ele amados. / Senhor Deus, Rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso: / nós Vos louvamos, / nós Vos bendizemos, / nós Vos adoramos, / nós Vos glorificamos, / nós Vos damos graças, / por vossa imensa glória.
Senhor Jesus Cristo, Filho Unigénito, / Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai: / Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós; / Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica; / Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós.
Só Vós sois o Santo; / só Vós, o Senhor; / só Vós, o Altíssimo, Jesus Cristo; / com o Espírito Santo na glória de Deus Pai. / Amém.



Salve Rainha, oração a Nossa Senhora


"Salve Regina", Salve Rainha. Antonio Rodríguez de Hita (Valverde de Alcalá, 1722 - Madrid, 1787). Fotos da catedral de San Antolín (Palencia).



"Alleluia nativitas", Perotinus (1160-1230)


Também chamado de 'Perotino o grande', provavelmente francês, foi o mais famoso membro da escola de polifonia da catedral de Notre Dame de Paris.
Escrito de um estudante inglês em Notre Dame fala dele e de seu predecessor Leonino. O estudante que ficou anônimo chama-o de "Perotin Magister", que significa "Perotino o mestre". O nome provém de "Perotinus", diminutivo latino de Petrus, isto é Pedro.



In monte oliveti (Responsorium)


Intérpretes/Performers: Choir Of St. Abuscus.



Ave Maria (Offertorium. Modus VIII)


Intérpretes: Coro de Monjas Benedictinas del Real Monasterio de San Pelayo de Oviedo.



"Viderunt omnes", Magister Perotinus (1160 1230)


Perotino, ou Pérotin ou 'magister Perotinus magnus' (1160 1230), da escola de Notre Dame de Paris está nas origens da música ocidental polifônica. The Hilliard Ensemble. Ilustrações do Codex Manesse.



"Locus iste", mestre Leonino (1150-1219)


O 'Magister Leoninus' (1150-1219), mestre da escola de Notre Dame a Paris, está na origem da polifonia. Ilustrações de Hieronymus Bosch. Early Music Consort Of London - David Munrow.


"Organum" a duas vozes, Leonino


Leonino foi mestre da escola de Notre Dame de Paris.



"Sederunt Principes", Perotinus (1160-1230)





"Organum" a duas vozes, Leonino


O 'Magister Leoninus' (1150-1219), mestre da escola de Notre Dame a Paris, está na origem da polifonia. Ilustrações de Codex Manesse.



"Missa do homem armado", Josquin Desprez (1440-1521)






João IV de Portugal - Crux fidelis


João IV de Portugal (Vila Viçosa, 1604 - Lisboa, 1656). Intérpretes: The King's Singers



A la fiesta más solemne


Urbán de Vargas/Urbano Barguilla y de Ripalda (Falces/Navarra, 1606-1656). Intérpretes: Nova Lux Ensemble (Josep Cabré)
Imágenes: Catedral de Santa María la Real (Pamplona)



Veri Dulcis (Liber judicum popularis)


Veri Dulcis faz parte de um manuscrito que contem o "Liber judicum popularis", escrito em Barcelona no ano 1012 por Homoborus de Barcelona.





5 comentários:

  1. Quero parabenizar aos organizadores do presente Blog. Este ano, durante a ceia de natal, ligarei meu computador e deixarei tocando essas belas músicas para que toda a minha família possa ouvir e ser abençoada por essas coisas lindas do Céu, que vêm diretamente do coração de Deus, para nós, seus servos! Glória a Deus e a seu Filho, Jesus Cristo, Seu cordeiro que tira o pecado do mundo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essas músicas vêm da genialidade humana e não do "Coração de Deus" kkkkkkk

      Excluir
    2. Essas músicas vem do mais íntimo espírito piedoso do homem de fé, inspirada por Deus dada através de sua graça. Vem sim do coração de Deus, pois Deus tem um coração que é de Nosso Senhor Jesus Cristo.

      Excluir
  2. MUITO BOM MESSSSSSMO !!!
    ABRAÇOS,
    MAESTRO URBANO MEDEIROS

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus necessariamente os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.