Orvieto: triunfo da sintese da cor e da forma |
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de política internacional, sócio do IPCO, webmaster de diversos blogs |
Analisando as fachadas de catedrais tão diversas como as de Orvieto ou de Florença, podemos nos perguntar: o que apresenta mais esplendor, a forma ou a cor?
Por extensão, podemos perguntar: num quadro, o que é mais notável, o desenho ou o colorido?
A escola florentina é pobre intencionalmente em colorido, para que o desenho ressalte.
A escola veneziana é magnífica em coloridos, tendo apenas o desenho necessário para dar pretexto para as cores se mostrarem.
Mas há uma magnífica síntese das duas escolas na Catedral de Orvieto.
Florença: triunfo da forma |
Mas esse trabalho não assustava os medievais. Pois eles trabalhavam sem pressa de acabar, sem pressa de serem aplaudidos.
Veneza: triunfo da cor |
A Catedral de Orvieto é uma igreja inatacável do ponto de vista da beleza.
Não dá para se fazer a ela qualquer reserva ou apontar um desacordo.
Podem-se preferir outras – isso depende do gosto de cada um –, mas impugná-la esteticamente não parece possível.
GLÓRIA CRUZADAS CASTELOS ORAÇÕES HEROIS CONTOS CIDADE SIMBOLOS