Outras formas de visualizar o blog:

VITRAIS

Os vitrais da catedral de Chartres, França







Janelas abertas para ver a Deus. Vitrais ingleses







Os vitrais de Chartres







Catedral de Santo Antolin, Plasencia, Espanha


Música: Lamentação I do do Profeta Jeremias, para o Sábado Santo. Tomás Luis de Victoria (Ávila, 1548 - Madrid, 1611).





Vitrais da catedral Notre Dame de Paris











Te Deum & vitrais


Te Deum, Jean-Baptiste Lully. Vitrais de diversas catedrais.




Basílica de Saint-Rémi, REIMS





Catedral de Notre Dame, PARIS





Igreja de Saint-Pierre, em Chartres, França





Catedral de CHARTRES











6 comentários:

  1. Olá

    Achei os videos interessantes,porem gostaria de dar um sugestao:
    Que tal colocar alem dos videos algumas imagens ;D

    Obrigado !

    Beijuuuss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na página principal deste blog pode se encontrar numerosas fotos. Basta clicar e descarregar a vontade. Para ir à página principal: Clicar na imagem da Catedral no topo desta página.

      Excluir
  2. UMA MARAVILHA!
    PORÉM, DEVERIA VIR ACOMPANHADO DA HISTÓRIA DOS VITRAIS: QUEM OS IDEALIZOU, QUAL O ARTISTA QUE OS ELABOROU. QUAL A DATA DA COLOCAÇÃO DOS VITRAIS, DENTRE OUTROS INFORMES HISTÓRICOS E ATÉ CURIOSOS, SE POSSÍVEL.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O mais incrível, pelo menos para nós cidadãos do século XXI muito perseguidos pelo dinheiro e o desejo de notoriedade, é que os medievais não se preocupavam em por seu nome ou assinatura nas suas obras.
      Por isso, pouco sabemos dos nomes dos autores, artistas ou artesões, monges ou leigos. É preciso todo um trabalho de especialistas modernos para atribuir uma data provável, uma escola, um estilo ou uma inspiração a essas obras supremas de arte.
      Os medievais sentiam-se muito bem pagos vendo Deus, Nossa Senhora, os santos, as Escrituras, a Igreja louvados. E não se importavam em deixar seus nomes. Aliás, nessa humildade viam maior mérito moral, merecida reperação pelos seus pecados, etc.
      Entretanto, pelo fim da Idade Média, apareceram ao pé de certos vitrais os nomes das corporações de ofício - algo parecido com sindicatos da época, alías muito diversos de nossos sindicatos - ou dos ricos homens que pagaram as despesas.
      Alguns dados podem ser coletados na página principal deste blog. Clicar na imagem da Catedral no topo desta página.

      Excluir
  3. continuo a pesquizar mas foi-me ditto que o meu bisavo da parte do meu pai elaborava/ criava vitrais e alguns deles estao colocados em igrejas do Brasil, terei de continuar a pesquisa mas dentro em breve poderei deixar aqui mais um pouco da historia dos Vitrais e com Portugueses... ate mais ver.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo trabalho e dedicação. Este blog é um referencia para aqueles que tem uma grande admiração pelo período medieval.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus necessariamente os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.