Catedral de Santo Estêvão, Viena, Áustria. |
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de política internacional, sócio do IPCO, webmaster de diversos blogs |
A catedral é também esposa de Cristo, como lembra ainda o Apocalipse :
2. Eu vi descer do céu, de junto de Deus, a Cidade Santa, a nova Jerusalém, como uma esposa ornada para o esposo.
3. Ao mesmo tempo, ouvi do trono uma grande voz que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens. Habitará com eles e serão o seu povo, e Deus mesmo estará com eles.
4. Enxugará toda lágrima de seus olhos e já não haverá morte, nem luto, nem grito, nem dor, porque passou a primeira condição.
5. Então o que está assentado no trono disse: Eis que eu renovo todas as coisas. Disse ainda: Escreve, porque estas palavras são fiéis e verdadeiras.
6. Novamente me disse: Está pronto! Eu sou o Alfa e o Ômega, o Começo e o Fim. A quem tem sede eu darei gratuitamente de beber da fonte da água viva.
7. O vencedor herdará tudo isso; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho.
8. Os tíbios, os infiéis, os depravados, os homicidas, os impuros, os maléficos, os idólatras e todos os mentirosos terão como quinhão o tanque ardente de fogo e enxofre, a segunda morte. (Apocalipse, 21, 2-8)
Catedral de Burgos, Espanha torres com campanários |
Pois essa parte constitutiva da igreja está associada à Santíssima Virgem, descendente e princesa da Casa Real de David.
O som dos sinos é a própria voz de Nossa Senhora, que chama à oração o povo disperso em meio às distrações da vida.
A torre do sino também é uma torre de vigia, de onde nossa Rainha, Sentinela do Deus Invisível, percebe e recebe os sinais do Deus Eterno.
A partir dessa torre que exorciza os demônios Ela age, “terrível como um exército em ordem de batalha” (Cant 6).
Ela lança flechas que expulsam os espíritos malignos, e atrai para junto de seu Divino Filho o povo que verdadeiramente acredita n’Ele.
Deus é a Beleza, Ele é a Bondade e a Verdade em sua forma absoluta e perfeita.
Para anunciar Deus no meio da civilização, a simplicidade e a pureza das catedrais e das igrejas são os melhores símbolos, armas e instrumentos.
Essas armas podem tocar os corações tíbios e desorientados, os espíritos desanimados pela mata escura de símbolos materialistas e sem alma. Símbolos que não são símbolos, mas negrumes que abrem para o abismo do vazio.
Falsos símbolos que falam sistematicamente contra a herança do simbolismo católico e que exercem hoje um atrativo que não deveriam exercer.
Fachada da catedral de Notre Dame de Paris, detalhe. |
Devemos conhecê-los, amá-los e saber explicá-los aos outros, sejam cristãos ou não.
O simples fato de fazer o Sinal da Cruz cada vez que passamos diante de uma igreja já é um exemplo de algo que todos podemos fazer.
Esses gestos exteriores, sobretudo quando animados por um amor interior encravado no nosso coração e no nosso intelecto pelo conhecimento racional do simbolismo, fazem de nós pessoas espirituais sinceramente atentas à voz de Deus, que fala por meio desses símbolos.
Poucas coisas podem ser tão meritórias e gratas a Deus do que acender nos corações e nos intelectos dos nossos contemporâneos esse amor e esses conhecimentos.
Tocados pela graça, eles também poderão resplandecer de Caridade e do amor que desce escachoante do Sagrado Coração de Jesus e do Coração Imaculado de Maria, Rei e Rainha dos templos sagrados.
GLÓRIA CRUZADAS CASTELOS ORAÇÕES HEROIS CONTOS CIDADE SIMBOLOS
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus necessariamente os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.