Outras formas de visualizar o blog:

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Notre Dame de PARIS: igreja de uma beleza perfeita, alegria do mundo inteiro

Notre Dame de Paris





A catedral Notre Dame de Paris tem tantos aspectos e maravilhas, que eu depois de ter estado nela, eu tenho que voltar para o hotel, comer alguma coisa rápida, e fazer uma coisa que em mim é um modo de refletir: é dormir.

Eu me pergunto por que é que havia o sono no Paraíso? Se o Paraíso era tão agradável e não cansava, por que é que havia o sono no Paraíso?

Eu me pergunto às vezes se para o homem deixar todas as suas impressões, mesmo as paradisíacas, assentarem bem nele, não é preciso um período de sono, em que o homem pensativo se ordena.

Eu quis dormir depois de ter visto Notre Dame, como Adão quis dormir depois do dia primeiro do Paraíso.

Notre Dame tem o solo da seriedade e todo o desenvolvimento do maravilhoso.

Ela é fundamentalmente séria, planejada segundo os melhores ditames de uma razão calma, ponderada, fazendo uma coisa de grande voo.

Agora, em cima dessa arte e da razão, levantou-se um sonho: o edifício é um sonho. E esse sonho é o maravilhoso até nas menores coisas. Não há uma gargouille que não seja maravilhosa.

A igreja de uma beleza perfeita, alegria do mundo inteiro.



Notre Dame, galeria dos reis
A Galeria dos Reis na fachada. Os reis de Israel antepassados de Cristo são representados com as figuras dos reis da França.
Cada pormenor é perfeito. A galeria dos reis tem o tamanho exato, está na altura certa.

A Revolução Francesa, sempre igual a si mesma, e incomparável em infâmia a qualquer outro acontecimento histórico, exceto a traição de Judas, não contente em decapitar Luiz XVI, mandou uns bárbaros subirem até essas estátuas e degolá-las. De maneira que esses corpos ficaram sem cabeça durante muito tempo.

Recentemente, fazendo obras nos porões de um banco e os operários encontraram as cabeças desses reis, que um homem do povo, piedoso, salvou-as durante a noite enterrando-as à pequena distância da catedral.

Em cima da galeria dos reis, que representam os reis da genealogia de Nosso Senhor Jesus Cristo, o parapeito tem a altura exata. Tudo é de uma perfeição acabada.

A auréola atrás da cabeça de Nossa Senhora não tem igual no mundo inteiro.

Notre Dame, aureola de Nossa Senhora

(Autor: Plinio Corrêa de Oliveira. Texto sem revisão do autor.)



GLÓRIA CRUZADAS CASTELOS ORAÇÕES HEROIS CONTOS CIDADE SIMBOLOS
Voltar a 'Glória da Idade MédiaAS CRUZADASCASTELOS MEDIEVAISORAÇÕES E MILAGRES MEDIEVAISHERÓIS MEDIEVAISCONTOS E LENDAS DA ERA MEDIEVALA CIDADE MEDIEVALJOIAS E SIMBOLOS MEDIEVAIS

2 comentários:

  1. voceis deviam colocar as datas de quando elas foram construidas

    ResponderExcluir
  2. Grande Trabalho de vocês, maravilhoso, mas quem foi o mentor dessa construção?
    Obrigado

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus necessariamente os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.