Outras formas de visualizar o blog:

quarta-feira, 26 de abril de 2017

Catedral neogótica no coração da Ásia muçulmana
é “potente sinal de evangelização”

Nova catedral de Karaganda, Cazaquistão, Ásia Central. O bispo optou pelo estilo neogótico porque mais conforme com a sacralidade da casa de Deus.
Nova catedral de Karaganda, Cazaquistão, Ásia Central.
O bispo optou pelo estilo neogótico porque mais conforme com a sacralidade da casa de Deus.
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs





Em 9 de setembro de 2012 foi consagrada a catedral da diocese de Karaganda, no Cazaquistão, em uma solene celebração presidida pelo Cardeal Angelo Sodano, decano do Colégio Cardinalício e Legado Pontifício para a consagração. O fato foi noticiado em seu momento pela agência Zenit

Em estilo neogótico, a catedral foi pensada e desejada pelos bispos D. Jan Pawel Lenga e D. Athanasius Schneider, então titular e auxiliar daquela diocese, respectivamente.

O Cazaquistão é um país esmagadoramente muçulmano no coração das estepes da imensa Ásia. Os católicos constituem uma minoria: 1 ou 2% da população.

Por que os bispos escolheram esse estilo?



D. Athanasius Schneider explicou que a diocese de Karaganda utilizava um edifício construído durante os tempos em que no local funcionava um sinistro campo de concentração comunista. Não se podia reconhecer exteriormente que era uma igreja.

A nova catedral foi erigida em lugar central e num estilo inconfundivelmente católico, isto é, o neogótico.

Para o bispo, com esse estilo o prédio vai ser um sinal silencioso, mas poderoso, e um meio de evangelização.

A arquitetura da nova catedral e os objetos contidos em seu interior foram escolhidos para expressar uma verdadeira beleza artística, a sacralidade e o sentido do sobrenatural.

Altar da catedral de Karaganda.
Altar da catedral de Karaganda. Beleza do estilo atrai pagãos e cismáticos.
Tudo isso é próprio a estimular o sentimento religioso e a fé nos fiéis, como também a exprimir a adoração devida à Santíssima Trindade.

É igualmente adequado à prática exímia do primeiro mandamento, que é a finalidade última da criação: a adoração e glorificação de Deus.

Além do mais, a nova catedral é um lugar sagrado em memória das inúmeras vítimas do regime comunista, que havia instalado perto de Karaganda um dos maiores e mais terríveis campos de concentração, onde padeceram pessoas de mais de 100 etnias diferentes.

As autoridades civis e a população, que, como dissemos, são maioritariamente muçulmanas e cismáticas, se sentiram honradas por terem em sua cidade uma construção de extraordinária beleza arquitetônica e de alto significado cultural.

As autoridades civis consideram a nova catedral como um gesto da Igreja Católica em favor da promoção da cultura, acrescentou D. Athanasius.

Com uma estética neogótica verdadeiramente sacra e recheada com obras de arte, a nova catedral proclama o primeiro dever da Igreja: dar a Deus encarnado o primeiro lugar, bem visível.

Porque Deus se fez presente com a Encarnação e na Eucaristia, devemos oferecer em Sua honra a beleza artística. Como Autor de toda a beleza, Ele merece receber obras verdadeiramente belas da parte dos fiéis.

Quando Maria Magdalena ofereceu em honra de Cristo um vaso de perfume precioso de preço extraordinariamente grande (“mais de trezentos denários”, cf. Mc 14, 4), alguns se indignaram pelo “desperdício de bálsamo”.

Jesus, porém, louvou este santo desperdício dizendo: “Deixai-a. Por que a molestais? Ela me fez uma boa obra. Vós sempre tendes convosco os pobres e, quando quiserdes, podeis fazer-lhes bem; mas a mim não me tendes sempre. Ela fez o que pode: embalsamou-me antecipadamente o corpo para a sepultura”. São Marcos, 14, 6-8)

Também hoje se deve continuar a fazer o “santo desperdício” em honra de Jesus, explicou o bispo.

Muitas pessoas não católicas, e até não cristãs, visitaram a nova catedral e ficaram atraídas pela sua beleza.

“Houve mesmo algumas mulheres não cristãs que até choraram de emoção diante de mim.

“Certa vez, mostrei e expliquei durante meia hora a catedral para um jovem casal não cristão, com todos os pormenores da arte e das coisas sacras.

“Quando terminei e depois de sairmos da catedral, essa mulher não cristã me disse: ‘Nesta meia hora purifiquei a minha ama. Posso vir cá outra vez sozinha? É que quero admirar no silêncio estas coisas belas’.

“Ao que eu respondi: ‘Certamente. Pode voltar todas as vezes que quiser’.

Beleza da catedral de Karaganda converte as pessoas
Beleza da catedral de Karaganda converte as pessoas
“Nessa meia hora, com a minha explicação de uma arte sacra e bela, consegui dar uma lição sobre a verdade da fé católica.

“A reação de quase todas as pessoas que até agora visitaram a catedral, e especialmente das pessoas não cristãs, foi espontânea e neste sentido: admiração, silêncio, abertura ao sobrenatural.

“Constatei em todos esses casos que a verdade da alma humana é naturalmente cristã, como disse Tertuliano.

“Deus inscreveu na alma humana a capacidade para conhecê-Lo e venerá-Lo. O dever dos católicos é de conduzir essas almas, assim abertas em relação à fé e à adoração sobrenatural, para a adoração de Cristo, da Santíssima Trindade, e assim conduzir as almas ao Céu.

“Nas grandes portas de bronze à entrada da catedral estão escritas estas palavras da Sagrada Escritura: ‘Esta é a casa de Deus, esta é a porta do céu’ (Domus Dei-porta coeli).

“Essas palavras sagradas são, por isso, um mote muito adequado para esta catedral, isto é, para esta obra visível de evangelização, como o são também para toda a obra da evangelização”.




GLÓRIA CRUZADAS CASTELOS ORAÇÕES HEROIS CONTOS CIDADE SIMBOLOS
Voltar a 'Glória da Idade MédiaAS CRUZADASCASTELOS MEDIEVAISORAÇÕES E MILAGRES MEDIEVAISHERÓIS MEDIEVAISCONTOS E LENDAS DA ERA MEDIEVALA CIDADE MEDIEVALJOIAS E SIMBOLOS MEDIEVAIS

2 comentários:

  1. Um dos textos mais belos que eu já li! Ele mostra bem como a beleza e a reverência ligadas à Tradição são um poderoso fator de evangelização. Que Deus converta muitas almas no Cazaquistão!

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus necessariamente os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.