Outras formas de visualizar o blog:

terça-feira, 5 de setembro de 2023

AMIENS: a pedra cinza resplandecente de cores

Chartres ostenta a beleza da pedra pura
Chartres ostenta a beleza da pedra pura
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs







Quem admira os monumentos góticos se compraz em ver não só suas linhas, sua altaneria, etc., mas a pedra com que são feitos.

Em geral são de granito cinzento, ou de uma cor meio indefinida, constituindo massas enormes que parecem sair da terra à maneira de um chafariz imenso que jorrasse granitos da pré-história.

Assim nós temos as catedrais, os castelos, as torres que emergem do chão e que impressionam a quem olha as coisas da Idade Média.

Se há uma cor que parece com a não-cor é o cinza. Contudo, o granito cinzento tem uma beleza própria. É uma maravilha, não há que discutir.

Mas poder-se-ia perguntar se numa catedral são cabíveis outras formas de beleza. E, admitindo que sim, poder-se-ia perguntar qual das formas de beleza é maior.

Pessoas de meia cultura e de gosto mediano, fanáticas do purismo gótico, mas que entendem pouco desse estilo, acham que pintar uma catedral seria uma blasfêmia! “Deve ser de pedra e não pode ser de uma outra coisa!”.

A pedra nua tem uma forma de beleza tal que não haveria lágrimas suficientes para chorar o seu desaparecimento.

Mas, daí a dizer que é a única forma possível de beleza e que constitui uma blasfêmia imaginá-la pintada, contraria, antes de tudo, a realidade histórica.

Amiens: pintura colorida medieval restaurada com canhões laser
Amiens: pintura colorida medieval restaurada com canhões laser
Estudos acurados têm demonstrado que as estátuas exteriores de catedrais como Notre-Dame de Amiens e de outros monumentos eram pintadas.

E que foi com a decadência do gosto do povo pelo gótico que aos poucos as tintas foram caindo, não sendo renovadas.

A catedral de Amiens é a mais ampla da França (7.700 m2) e forma o arquétipo do gótico clássico juntamente com as catedrais também dedicadas a Nossa Senhora em Chartres e Reims, e a de Santo Estêvão em Bourges.

É também o prédio mais alto da região: ele atinge 112,7 metros na flecha exterior e 42,30 metros nos arcos góticos interiores. Sua extensão é de 145 metros, sendo capaz de acolher toda a população da cidade no tempo de sua construção (cerca de 10.000 pessoas).

Amiens: pintura colorida medieval restaurada com canhões laser
Amiens: pintura colorida medieval restaurada com canhões laser
Com estas dimensões pode-se fazer uma ideia das centenas de imagens e dos milhares de detalhes escultóricos que a Catedral ostenta em seu exterior.

A catedral com mais estátuas exteriores é a de Nossa Senhora de Reims: 2.303!

O número depende de um programa teológico destinado a glorificar a Deus e a ordem de sua Criação.

Mas serve de livro legível até por um iletrado, pois ilustra os rudimentos da Fé e da moral, a História Sagrada, da vida dos Santos e da ordem suprema do universo espiritual e material.

Na década de 1990 foram feitos trabalhos de limpeza da estatuária de Amiens com raios laser. Foi possível então descobrir e preservar restos da policromia original.

O estudo desses restos de pintura mostrou que a catedral estava não só pintada, mas com cores de uma variedade e de uma intensidade insuspeitada.

Amiens: beleza e intensidade das cores medievais surpreende
Amiens: beleza e intensidade das cores medievais surpreende
Nasceu então a ideia de utilizar canhões de raios laser para iluminar a catedral durante as noites de verão. E, desse modo, reconstituir como seria a pintura, ainda que de modo artificial, com as cores que ela ostentava na era medieval.’

E o resultado é surpreendente.

Durante alguns instantes da noite podemos agora admirar aquilo que os cidadãos da Amiens medieval e os romeiros que iam venerar as preciosas relíquias da catedral (como o crânio de São João Batista) habitualmente viam.

Os homens que conceberam essas maravilhas góticas as imaginaram em cores porque suas almas aspiravam a se preparar para um dia contemplar face a face Deus, fonte de toda beleza, e sua faustosa corte celeste.



Vídeo: catedral colorida como na Idade Média: Amiens





GLÓRIA CRUZADAS CASTELOS ORAÇÕES HEROIS CONTOS CIDADE SIMBOLOS
Voltar a 'Glória da Idade MédiaAS CRUZADASCASTELOS MEDIEVAISORAÇÕES E MILAGRES MEDIEVAISHERÓIS MEDIEVAISCONTOS E LENDAS DA ERA MEDIEVALA CIDADE MEDIEVALJOIAS E SIMBOLOS MEDIEVAIS

2 comentários:

Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus necessariamente os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.