Outras formas de visualizar o blog:

terça-feira, 27 de junho de 2023

ROCAMADOUR: gruta do judeu penitente
e santuário de Nossa Senhora

Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs





No sudoeste da França, fica o santuário de Rocamadour. O nome significa “amante das rochas” (“roc amator”) e foi um dos grandes pontos de peregrinação na era medieval.



Segundo a tradição, o velho sininho que lá existe punha-se a tinir sozinho quando um navio estava em perigo, ou quando algum fiel em situação desesperada encomendava-se a Nossa Senhora de Rocamadour.

As ocorrências eram zelosamente anotadas e quando os beneficiados iam a Rocamadour ‒ que fica a um bom bocado de caminho de qualquer porto ‒ para pagar a promessa, conferia-se a data e a hora do voto e o tinir do sino.

A origem do mosteiro é não menos maravilhosa.


Lá viveu e morreu como eremita o judeu Zaqueu de Jericó, morto por volta de 70 d.C.

Ele amava as rochas, e cavou um eremitério numa delas para ficar longe do mundo.

Teria sido ele quem trouxe para Rocamadour a primeira estátua de Nossa Senhora.

A atual, conhecida como Virgem Negra, é milenar pois data do século IX.

Zaqueu morreu com fama de santidade.

Depois de sua morte foram reportados inúmeros milagres atribuídos a seu túmulo e ao santuário da Virgem.

Muitos peregrinos famosos estiveram em Rocamadour, entre eles: São Bernardo e São Domingos.

Carlos Magno teria visitado o santuário quando foi a lutar contra os mouros na Espanha.

Conserva-se, aliás, um fragmento de Durendal a espada de Rolando que foi com Carlos Magno na expedição e morreu epicamente na batalha de Roncesvalles.

Também as rainhas Leonor da Aquitânia e Branca de Castela; e os reis Henrique II da Inglaterra; São Luís IX, Carlos IV e Luís XI da França. Além de incontáveis outras personalidades.

Ainda hoje é muito visitado, e é uma parada altamente recomendável num desvio da auto-estrada que leva de Paris a Lourdes.



GLÓRIA CRUZADAS CASTELOS ORAÇÕES HEROIS CONTOS CIDADE SIMBOLOS
Voltar a 'Glória da Idade MédiaAS CRUZADASCASTELOS MEDIEVAISORAÇÕES E MILAGRES MEDIEVAISHERÓIS MEDIEVAISCONTOS E LENDAS DA ERA MEDIEVALA CIDADE MEDIEVALJOIAS E SIMBOLOS MEDIEVAIS

3 comentários:

  1. Rocamadour é realmente um local com energias positivas acumuladas. Mágico, com suas casas encravadas nas rochas,suas ruelas,escadarias e águias cortando o céu!
    Inesquecível. As fotos, por melhores que sejam, não conseguem traduzir o encanto que este lugar tem.

    ResponderExcluir
  2. Realmente. Visitei por acaso o lugar, sem saber de sua historia. Trouxe algumas lembranças (objetos) de lá. Notei que eles transmitem uma energia e uma paz sobrenatural. Resolvi pesquisar e encontrei a resposta.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus necessariamente os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.