Outras formas de visualizar o blog:

terça-feira, 12 de janeiro de 2021

A catedral de Nossa Senhora de REIMS

Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs







No ano de 401, na cidade de Reims, França, o arcebispo São Nicásio dedicou a Nossa Senhora um antigo templo pagão.

Aquela igreja haveria de se tornar a catedral onde Clovis foi batizado e onde seus descendentes foram sagrados.

Reis e bispos engrandeceram-na até que foi substituída por um magnífico templo galo-romano, que se tornou rapidamente célebre por numerosos milagres ali verificados.

Em 1211, um incêndio destruiu esta obra de arte e os habitantes locais, consternados desejaram reconstruí-la de maneira mais gloriosa.

Para cobrir os gastos necessários aos grandiosos planos, dois clérigos fazendo apelo à generosidade dos fiéis, transportaram sobre um andor, de cidade em cidade, a imagem milagrosa da Virgem.

Desde 1232, pôde-se celebrar o oficio divino no novo santuário. Durante todo o século XIII a perseverança, que procura antes fazer bem do que terminar depressa, edificou à glória de Maria um magnífico poema de pedra, que canta seus mistérios.

A Igreja de Reims celebrava, com a oitava de cada festa de sua Soberana e professava, desde o século XIV, sua crença na Imaculada Conceição.

Na catedral eram sagrados os Reis de França. Houve uma derradeira sagração do Rei Carlos X, irmão de Luís XVI, que reinou depois da Revolução Francesa.

Com ele a série de sagrações em Reims terminou, pelo menos até o momento.

A Igreja de Reims é um verdadeiro símbolo da arte gótica, juntamente com catedral do Notre-Dame de Paris.

E as sagrações dos Reis foram as festas mais características e simbólicas da glória e da pompa da Idade Média.

Como o Rei da França era o rex cristianissimus e a sagração dele era uma cerimônia que empolgava a Europa inteira, isto foi o que mais marcou a catedral de Reims.

Entretanto, em Reims deu-se um fato simbólico memorável.

Todas as Igrejas góticas têm do lado de fora da Igreja estátuas. Essas imagens foram decapitadas pela igualitária Revolução Francesa.

Catedral de Nossa Senhora de Reims, fachada
Então, para que a coroação do Rei Carlos X não se passasse em condições tristes, foram coladas sobre as imagens outras cabeças de pedra.

E para prendê-las sobre os corpos de pedra a cola mais eficaz daquele tempo era o gesso.

Acontece que a Restauração de Carlos X não foi uma verdadeira Restauração.

Ele manteve inúmeras coisas péssimas, não tocou para frente a causa da Contra-Revolução como deveria.

Aplicava-se a ele o dito magnífico de Joseph de Maistre, quando escreveu ao Rei da Sardenha:

“Majestade, depois da queda de Napoleão, tudo foi reposto, nada restaurado”.

Quando o cortejo de Carlos X chegava à catedral de Reims, os canhões começaram a troar e por causa do estampido as cabeças das imagens iam caindo no chão, porque a cola não era suficientemente forte.

Tudo tinha sido reposto, nada tinha sido restaurado. É uma maneira de a Providência simbolizar eloqüentemente a fatuidade da obra que se estava empreendendo.

Tivemos outro ensinamento melhor em Reims. Foi no tempo do Pio XII, o líder supremo soviético Kruschev visitou a Catedral. 

Então, o Santíssimo Sacramento foi retirado da catedral e o templo foi deixado às escuras. (ver ao lado "La Vanguardia", Barcelona, 30.3.1960)

Como a catedral foi confiscada pela Revolução Francesa e é um monumento propriedade do governo, o clero não podia fechá-lo ao chefe comunista. 

Então, Kruschev visitou a Igreja no escuro, com Sacratíssimo Sacramento fora em sinal de execração.

O caso do rei Carlos X sugere um pensamento: tudo foi reposto, nada foi restaurado.

Com aquele exemplo, Nossa Senhora nos quer persuadir de que a restauração da Igreja e da Civilização Cristã só pode se efetivar duravelmente se for completamente radical e profundamente religiosa. Sem isto, toda obra contra-revolucionária é inteiramente inútil.

(Autor: Plinio Corrêa de Oliveira, 23/05/67. Sem revisão do autor)



VÍDEO DA CATEDRAL DE REIMS



GLÓRIA CRUZADAS CASTELOS ORAÇÕES HEROIS CONTOS CIDADE SIMBOLOS
Voltar a 'Glória da Idade MédiaAS CRUZADASCASTELOS MEDIEVAISORAÇÕES E MILAGRES MEDIEVAISHERÓIS MEDIEVAISCONTOS E LENDAS DA ERA MEDIEVALA CIDADE MEDIEVALJOIAS E SIMBOLOS MEDIEVAIS

9 comentários:

  1. Eu considero a catedral de nossa senhora de reims a mais bela, fabulosa, ilustre, admirável, fascinante, imponente; à obra perfeita do gótico.
    Elá é gloriosa e magestosa, simplesmente divina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa senhora nós que persuadir de que a restauração

      Excluir
  2. Sem sombra de dúvidas, a Catedral de Nossa Senhora de Reims é a obra mais excelsa e gloriosa da arte gótica medieval.
    Essa Igreja magnifica, expressa da forma mais sublime a beleza e a erudição da Civilização Cristã em terras francesas, como também a devida exaltação das glórias da Santíssima Virgem Maria. Ela é por excelência a Igreja Mãe de toda a França, onde seus Reis eram sagrados “Rex Cristianissimus”.
    A Catedral de Reims é de fato o símbolo mais fascinante, imponente, e majestoso da Cristandade.

    ResponderExcluir
  3. Também eu considero a Catedral de Notre Dame de Reims a mais bela. E é por isso que ela é chamada a Demoiselle das Catedrais. Frequento muito esta Catedral, porque vivo em Reims há 60 anos.

    ResponderExcluir
  4. Maria Ires do Socorro Bezerra e minha filha Daniela Bezerra de Melo.13 de dezembro de 2023 às 22:44

    Conheci NOTRE DAME DE REIMS, NO DOMINGO DE PÁSCOA DE 2010! Foi tão emocionante chegar NA HORA DA HOMILIA! MEU DEUS, hoje, me parece que tenha sido um sonho, visitar AQUELA OBRA PRIMA do Catolicismo, conhecer A Pia Batismal do Rei Clovis, bárbaro Franco, aonde se converteu com seu exército, o esposo de Sta Clotildes; aonde Santa Joana D'arc entregou ao rei, a Vitória da França sobre a Inglaterra;! A Catedral de Reims, não deve nada À MAIS FAMOSA NOTRE DAME DE PARIS, pelo contrário, acho-A MAIS IMPORTANTE histórica e espiritualmente! - Que saudade!

    ResponderExcluir
  5. Acabei de comentar, mas, meu texto não apareceu aqui! Fiz questão de me identificar e a minha filha, porque gostaria que nossos nomes ficassem registrados na CATEDRAL DE NOTRE DAME DE REIMS, A QUAL conhecemos no DOMINGO DE PÁSCOA DE 2010! Foi um Verdadeiro Milagre, nossa Visita, pois, não foi planejada! NOSSA SENHORA nos CONDUZIU! - SALVE, MARIA IMACULADA!!!

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus necessariamente os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.