Outras formas de visualizar o blog:

quinta-feira, 18 de junho de 2009

VENEZA: o Campanário da catedral São Marcos, obra prima medieval, reconstruída por São Pio X


Um dos marcos da cidade de Veneza, Il Campanile di San Marco (O Campanário de São Marcos), afetuosamente chamado de "El Parón de Casa" (o Senhor da Casa) pelos Venezianos.

É uma imponente torre que marcava as horas da cidade. Atualmente pode-se subir e contemplar a cidade de Veneza.

A construção do Campanile original iniciou-se no século IX, perdurando até o século XII. Tem 98,5 mts. De altura e é o prédio mais alto de Veneza.

O aspecto atual do Campanile é uma réplica exata do original. Ele colapsou em 14 de Julho de 1902, não fazendo qualquer vitima.



Sua reconstrução iniciou-se em 1903 por ordem de São Pio X, enquanto cardeal de Veneza e finalizou no 25 de abril de 1912.

Na torre existiam 5 grandes sinos:

* O maior, "La Marangona" dobrava pela manhã e pela tarde anunciando o principio e o fim do dia de trabalho, e tocava também para as reuniões do Conselho no Palacio dos Doges. Este Sino sobreviveu ao colapso da torre em 1902, e foi reinstalado, na nova torre. Atualmente ele toca em verão durante o dia de meia em meia hora para alegria dos Venezianos e dos visitantes da cidade.

* O Segundo, "La Trottiéra" que chamava no Séc. XIV os magistrados para as reuniões no Palácio Ducal.

* O terceiro, "La Nona" que dobrava à nona hora, meio-dia.

* quarto "La Mezza Terza, o dei Pregádi" que chamava os senadores ao palácio.

* O quinto e menor sino era "La Renghiéra (o maleficio)" que anunciava as condenações à morte.

Desejaria receber as novas postagens de 'Catedrais Medievais' em meu Email gratuitamente

GLÓRIA CRUZADAS CASTELOS ORAÇÕES HEROIS CONTOS CIDADE
Voltar a 'Glória da Idade MédiaAS CRUZADASCASTELOS MEDIEVAISORAÇÕES E MILAGRES MEDIEVAISHERÓIS MEDIEVAISCONTOS E LENDAS DA ERA MEDIEVALA CIDADE MEDIEVAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus necessariamente os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.