Outras formas de visualizar o blog:

terça-feira, 25 de março de 2025

NOTRE DAME puxa o crescente fascínio pela Idade Média

Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs







Na sessão oficial de reabertura, Macron disse que na surpreendente restauração, milhares de artistas e artesãos “estabeleceram a continuidade com uma corrente que os precedia no tempo havia mais de oito séculos: a que vem da Idade Média com sua paixão pelo belo e pela coisa bem feita” .

E lhes agradeceu por terem ensinado aos contemporâneos a elevarem os olhares para o Céu que a agulha de Notre-Dame aponta, para “redescobrir nossa catedral interior”.

O presidente — ou o autor de seu discurso — aludia à lenda bretã da “catedral submersa”, acima mencionada, que o literato anticlerical Ernest Renan dizia emergir de vez em quando na sua alma comparável a um mar tenebroso.

Os sons emitidos pela “catedral submersa” parecem ter-se feito ouvir por incontáveis almas que assistiram atônitas à queda da flecha de Notre-Dame em chamas, enquanto outras viam o ponto de não retorno de uma era vilipendiada.

Emergia nelas “o fascínio e um interminável interesse pela Idade Média”, a qual adquiriu uma atualidade insuperável, ultrapassando por muito a dimensão religiosa da catedral, escreveu Guillermo Altares no jornal socialista espanhol “El País” .

O próprio presidente laicista glorificou a Idade Média no dia da reconsagração ao falar de São Luís IX, que trouxe a Coroa de Espinhos; do voto de Luís XIII de honrar a Virgem Maria se tivesse um filho; da conversão do poeta Paul Claudel,“que recuperou a esperança aos pés de um pilar, numa noite de dezembro de 1886”; dos jovens que foram rezar aos pés de Notre-Dame quando ardia o incêndio; da “providência” que protegeu a Virgem, cuja imagem ficou intocada, próxima em centímetros do amontoado de pedras e carvões ardentes que caíam do teto.

Vitória de Nossa Senhora


Sim, a Virgem é intocável e Ela, a Imaculada, foi a grande vencedora sobre o fogo revolucionário e luciferino.

“Será que Macron, o homem que fez que o direito ao aborto fosse consagrado na Constituição francesa percebeu a verdade dessas palavras?” —perguntou a jornalista Jeanne Smits, acrescentando que ele descreveu Nossa Senhora tal como Ela é.

Qualquer que tenha sido a sua intenção, em mais de uma ocasião o próprio demônio reconheceu o poder e a majestade da Virgem que o esmaga e o força a confessar a verdade, a grandeza d´Ela.

A catedral que demorou dois séculos para ser construída foi refeita como uma joia em pouco mais de cinco anos com tecnologias medievais!

“As catedrais góticas, tão diferentes em todos os aspectos das modernas igrejas tipo garagem” , escreveu o Prof. Manuel Alejandro Rodríguez de la Peña, catedrático de História Medieval em Madrid.

Esta espécie de ressurreição alimentou a esperança de que talvez a ordem medieval possa inspirar a fórmula para um mundo que desaba catastroficamente.

O lenhador Édouard Cortès vibrou com a ideia de que homens com machados medievais refizessem um teto do século XII em plena época do vazio e do virtual.

Precisava-se de “almas antes que robôs” , intuiu, e entrou voluntário para o “projeto louco” da restauração junto com um punhado de mestres carpinteiros vindos até dos EUA e da Argentina.

Esses corações indomáveis, diz ele, preferiam ser “lobos a cachorrinhos civilizados levados pela coleira”.

Autointitulavam-se “a horda” e no trabalho insano descobriram que não eram eles que restauravam a catedral, mas era Nossa Senhora que os estava modelando.

A tropa de elite Légion Étrangère brada em suas paradas militares “Legio Patria Nostra” (“A Legião é nossa Pátria”), enquanto eles sussurravam “Maria Patria Nostra” (“Maria é nossa Pátria”).

E quando uma inspetora do trabalho foi lhes perguntar por que faziam isso, a resposta brotou impetuosa: “Por Nossa Senhora. Só por Ela”.

Aqueles homens rústicos queimavam suas energias para devolver seu lar à Coroa de Espinhos e para que “a Santa Liturgia lavasse com o Sangue e com a Água consagrados a infame parodia da Última Ceia com que foram abertos os Jogos Olímpicos”.

“O verdadeiro milagre de Notre-Dame foi que o incêndio iluminou nossa cegueira, descongelou nossa memória e nos tocou com um fogo sagrado”, completou o lenhador.

Por sua vez, o arquiteto-chefe da restauração, Philippe Villeneuve, revelou: “tenho uma devoção particular à Virgem Maria. Nunca deixei de sentir o apoio d’Ela [...]. Acredito que este projeto não teria sido possível de outra forma” .

Mudança no mundo


Eles não foram os únicos que reagiram assim. Essa inesperada conversão moral deu-se em outras nações, como no Chile, com o já citado jornalista sobre a restauração de Notre-Dame representando o toque de finados para uma época que renegou o espírito e a beleza.

O jornalista chileno lembrou que as igrejas no mundo ex-cristão estão cada vez mais abandonadas, porém quando o telhado de Notre-Dame começou a arder, pequenas multidões saíram as ruas, pararam nas esquinas a fim de chorar, rezar, pedir perdão pelos crimes históricos que atraíram tão formidável punição.

Embora tenhamos abandonado e renegado Nossa Senhora mais de três vezes como Pedro a seu Mestre, prosseguiu o jornalista, uma mãe como Ela recolhe seus filhos nas ruas, acoberta esses seduzidos pelos deuses digitais, deslumbrados por uma luz que não é luz, um poder que não é poder, para que voltem a acariciar as velhas colunas que são mais firmes que as promessas do mundo.

O Chile, onde se queimaram igrejas que ficam sem restauração, abandonadas à própria sorte, olha envergonhado para a França que restaurou sua principal catedral.

E disse a verdade. Notre-Dame empolga e pede a cada um de nós para cultivar um fundo de alma como a sua fachada: grande, lógica, forte, séria, materna, misericordiosa, estável.

Qualidades simbolizadas em sua fachada com uma fidelidade de embevecer, e que devem estar no fundo de cada filho fiel da Igreja Católica Apostólica Romana, como comentou o Prof. Plinio Corrêa de Oliveira .



GLÓRIA CRUZADAS CASTELOS ORAÇÕES HEROIS CONTOS CIDADE SIMBOLOS
Voltar a 'Glória da Idade MédiaAS CRUZADASCASTELOS MEDIEVAISORAÇÕES E MILAGRES MEDIEVAISHERÓIS MEDIEVAISCONTOS E LENDAS DA ERA MEDIEVALA CIDADE MEDIEVALJOIAS E SIMBOLOS MEDIEVAIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus necessariamente os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.