Outras formas de visualizar o blog:

quarta-feira, 16 de março de 2016

Estilo gótico, cruzados e estadistas santos

Interior da catedral de Amiens pintado por Jules Victor Genisson (1805 – 1860).
Interior da catedral de Amiens
pintado por Jules Victor Genisson  (1805 – 1860).
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs



Como Deus é grande e que coisas magníficas haveria no mundo se todos os povos tivessem correspondido à vocação providencial que receberam!

Eu penso muitas vezes nisso, quando contemplo monumentos de estilo gótico. Os gregos pensaram que construindo suas obras de arte atingiram o auge da beleza. Eles alcançaram um píncaro.

Mas que píncarozinho se comparado ao estilo gótico da Idade Média...

E ao esplendor dos vitrais, das catedrais, dos órgãos, do incenso, da liturgia católica, das pompas temporais nas grandes solenidades da Igreja Católica, nas grandes ocasiões da vida da Cristandade!

Se compararmos aqueles heroizinhos pagãos descritos por Homero com os magníficos heróis cristãos, como por exemplo Godofredo de Bouillon, o arquétipo do cruzado que conquistou Jerusalém durante a primeira Cruzada, ou Balduíno IV, o Leproso, soberano do Reino Latino de Jerusalém...

Houve povos na História que corresponderam à graça divina, nos quais a distribuição da Sagrada Eucaristia foi generalizada e frutuosa.



Nesses povos da Cristandade, especialmente na época medieval, surgiram maravilhas artísticas e culturais, como o estilo gótico; e na esfera humana, guerreiros extraordinários como aqueles que já mencionei, e estadistas santos como São Luís IX, rei da França.

(Excertos da conferência proferida pelo Prof. Plinio Corrêa de Oliveira em 4 de agosto de 1979. Sem revisão do autor.)




GLÓRIA CRUZADAS CASTELOS ORAÇÕES HEROIS CONTOS CIDADE SIMBOLOS
Voltar a 'Glória da Idade MédiaAS CRUZADASCASTELOS MEDIEVAISORAÇÕES E MILAGRES MEDIEVAISHERÓIS MEDIEVAISCONTOS E LENDAS DA ERA MEDIEVALA CIDADE MEDIEVALJOIAS E SIMBOLOS MEDIEVAIS

Um comentário:

  1. Amo estas Catedrais Medievais; agradeço muito e fico feliz em conhecer sua história. obrigada.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus necessariamente os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.