Outras formas de visualizar o blog:

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

São Germano de Auxerre: humilde bispo que lutou contra os pagãos e aterrorizou os demônios

A catedral de Milão é dedicada a Santa Tecla. Nela aconteceram fatos memoráveis.

Como, por exemplo, Santo Ambrósio, bispo de Milão, que tinha uma força de pregação extraordinária e que recebeu na entrada da catedral a um imperador romano que quis entrar nela sem direito.

Ele rachou o imperador com um discurso.



No século V, São Germano, bispo de Auxerre, França (ele fora duque de Auxerre e general das tropas romanas, tendo renunciado para se dedicar à Igreja – cf. Germano de Auxerre), viajou para Ravena a fim de falar com a imperatriz Gala Placídia.


São Germano, bispo de Auxerre
São Germano era famoso, pois em duas ocasiões fora à Inglaterra combater a heresia do pelagianismo, tendo na segunda expedição ajudado os britânicos a vencer os ataques dos pictos e dos saxões pagãos com o grito de guerra “Aleluia”.

Cruzando os Alpes, o santo bispo se disfarçou de carreiro para não ser reconhecido e, pobremente vestido, entrou na catedral de Milão num dia de festa.

Mas um possesso começou a gritar no meio do povo: “Germano, por que vieste procurar-nos na Itália? Contenta-te em nos expulsar das Gálias [França] e de nos ter vencido com tuas preces”.

O demônio começou a clamar contra o santo bispo na catedral, de tal maneira que redundou em honra de São Germano.

Cripta da catedral
O santo foi reconhecido pela majestade de sua pessoa.

O antigo duque de Auxerre tinha uma fisionomia e um porte ducal junto com uma nobreza pastoral apostólica.

Então o povo na catedral de Milão começou a procurar: “Onde está Germano, onde está Germano?” e prestaram-lhe homenagem.

É o oposto dos prelados que para em busca de “popularidade” se rebaixam de sua dignidade apresentando-se com roupas vulgares, camiseta ou manga de camisa e carinhas de pelúcias.

Não conseguem o bom efeito pastoral de São Germano na catedral de Milão.




GLÓRIA CRUZADAS CASTELOS ORAÇÕES HEROIS CONTOS CIDADE SIMBOLOS
Voltar a 'Glória da Idade MédiaAS CRUZADASCASTELOS MEDIEVAISORAÇÕES E MILAGRES MEDIEVAISHERÓIS MEDIEVAISCONTOS E LENDAS DA ERA MEDIEVALA CIDADE MEDIEVALJOIAS E SIMBOLOS MEDIEVAIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus necessariamente os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.