Outras formas de visualizar o blog:

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Igrejas tradicionais: naus que levam ao Céu
pela linguagem dos símbolos

Igreja de São Mateus, Salers, França.
Igreja de São Mateus, Salers, França.



Quando nosso olhar é desviado das maravilhas da Encarnação pelas falsas ilusões sugestionadas por certo progresso técnico, custa perceber os tesouros simbólicos acumulados em nossos edifícios religiosos.

Entretanto, o simbolismo de catedrais e igrejas tem uma importância capital e nos está falando sempre de um significado mais alto.

A visão católica das coisas pressupõe que o mundo tem uma chave de interpretação que é divina.

E a Civilização Cristã nos mostra como o universo, e portanto nossa existência terrena, têm uma ordem profunda que deve ser obedecida.



Nave da catedral de Amiens.
Nave da catedral de Amiens.
A Criação não se reduz a uma superposição de mistérios científicos, mas na origem e na finalidade deles há um grande mistério sobrenatural que as Escrituras e os edifícios sagrados nos revelam de modo magnífico desde que queiramos lê-los com simplicidade de coração.

Cabe, portanto, aos católicos nos voltarmos para o universo simbólico das igrejas e das catedrais, dos castelos e das obras de arte cristãs, para nos alimentarmos de seus nutrimentos espirituais.

Pois os nossos grandes símbolos estão aí, eles são muito mais poderosos do que qualquer outro. Porém, uma estranha revolução temporal e eclesiástica espalhou o sono em volta deles.

Os adversários da Igreja, através de uma Cristofobia rampante, abusam dos símbolos do mal, do feio, do falso.

E atraem sobre nós um vazio enregelante, uma profunda decepção e um convite ao desespero nos abismos do pecado e da perdição.

As catedrais medievais que focalizamos no blog, espalhadas nos séculos e nas nações, nos desvendam um céu de belezas e valores que vão bem além da beleza das próprias catedrais.

Um céu povoado de anjos e de santos, das belezas incomensuráveis da Corte Celeste.

E, sobretudo, por Nosso Senhor e por Nossa Senhora, fulcro incessantemente renovado de belezas maiores e mais resplandecentes.

A igreja: um navio que sulca os céus, mas que Deus instalou no coração das cidades terrenas

Basílica de São Julião, Brioude, França.
Basílica de São Julião, Brioude, França.
O corpo principal da igreja é chamado de nave.

A própria Igreja Católica é tratada alegoricamente de “nau de São Pedro”. As semelhanças simbólicas com uma nau são frequentes. Por quê?

A igreja é um prédio que tem o ar de um barco que vai navegando não sobre as águas, mas sobre os céus, mantendo suas raízes ancoradas na terra.

A igreja, a catedral, é também a Arca de Noé da Nova Aliança, que vai sendo pilotada por Nosso Senhor Jesus Cristo, seu divino capitão, rumo à Jerusalém Celeste.

O porto de chegada é eterno e seguro. Deus o preparou para os justos habitarem após o dilúvio de fogo e do Juízo Final que vai encerrar o mar agitado da História.

O simbolismo do navio era acentuado pelo som do sino que anunciava o início da Santa Missa ou de algum outro ofício sagrado.

O sino tocava três vezes, como também o faziam os sinos na proa dos navios anunciando que eles soltavam as amarras e se afastavam da terra firme.

O sino da Missa simbolizava bem que o celebrante e com ele os fiéis deixavam as preocupações mundanas para se aprofundarem nos horizontes do mar infinito da graça e dos mistérios divinos.




GLÓRIA CRUZADAS CASTELOS ORAÇÕES HEROIS CONTOS CIDADE SIMBOLOS
Voltar a 'Glória da Idade MédiaAS CRUZADASCASTELOS MEDIEVAISORAÇÕES E MILAGRES MEDIEVAISHERÓIS MEDIEVAISCONTOS E LENDAS DA ERA MEDIEVALA CIDADE MEDIEVALJOIAS E SIMBOLOS MEDIEVAIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus necessariamente os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.