Se seu email não visualiza corretamente a imagem embaixo CLIQUE AQUI
Dependendo da conexão a visualização levará alguns segundos para começar (fechar a janelinha inicial clicando em 'close Window')
Pode parecer paradoxal que uma catedral hoje em uso pelos protestantes anglicanos esteja consagrada ao Príncipe do Apóstolo contra o qual se revoltaram os chefes protestantes na pessoa do legítimo sucessor de Pedro, o Papa.
Porém é tal o prestígio da Igreja Católica que esses revolucionários que se apropriaram indevidamente da catedral católica não ousaram mexer com a dedicatória.
Fachada da catedral de Exeter, Inglaterra. |
Nessa data, o bispado cuja sé é a catedral foi trasladado da vizinha cidade de Crediton, onde tinha nascido o grande São Bonifácio, apóstolo das terras germânicas.
A mudança foi forçada pela necessidade de encontrar proteção contra os “piratas” do mar, segundo os documentos da época.
Mais provavelmente se tratava dos vikings, ou “reis dos mares” que naquela época eram pagãos e pilhavam e incendiavam as cidades costeiras ou a beira rio.
Em Exeter ainda existia uma muralha construída pelos romanos que fornecia segurança. Exeter fica no condado de Devon e é uma das mais antigas cidades da Inglaterra.
Exeter, capela lateral. Foto: Dietmar Rabich. |
E os normandos eram os descendentes dos “vikings” que forçaram a migração, mas foram finalmente convertidos é se instalaram na atual Normandia (literalmente ‘terra dos homens do norte’)!
Guilherme o Conquistador, duque de Normandia (1035 – 1087, rei desde 1066) foi nomeado por Santo Eduardo o Confessor (1004–1066) para sucedê-lo no trono da Inglaterra.
Guilherme levou os costumes católicos franceses para Inglaterra, fato que propiciou a entrada do gótico no país.
E seu sobrinho D. William Warelwast, assim que foi nomeado bispo mandou fazer a nova catedral em estilo normando, que foi inaugurada em 1133.
Depois, foi objeto de muitas reformas até que foi completada inteiramente por volta do ano 1400.
Nota caraterística do estilo gótico normando são as imponentes torres, sobre tudo a chamada “lanterna” no transepto – portanto não na fachada mas bem no meio da nave do prédio religioso.
GLÓRIA CRUZADAS CASTELOS ORAÇÕES HEROIS CONTOS CIDADE SIMBOLOS
A catedral é lida dá inglaterra
ResponderExcluir