Catedral de Halbertstadt |
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de política internacional, sócio do IPCO, webmaster de diversos blogs |
E a decoração também assume aspecto novo e característico, do mesmo modo que a estrutura. Assim é que a escultura puramente ornamental toma um papel cada vez maior de elemento revelador da verdade.
A estatuaria, afastando-se da excessiva estilização da arte romana e oriental, passa a ser não apenas decorativa, mas também meio de expressão espiritual e até de formação catequética. São temas que se apresentam à meditação dos observadores, são lições que não faltam muitas vezes um tom ingênuo e mesmo grotesco.
Por exemplo: a inconstância é figurada por um monge que abandona seu habito à porta do convento. Os ornatos são tirados de motivos simples da vida quotidiana, da fauna e da flora que cercava o homem medieval.
Os vitrais, recém descobertos, passam a guarnecer os vãos abertos nas muralhas e paredes, vazados por janelas ogivais ao longo das naves, ou, nas fachadas, por rosáceas que iluminam o interior co luz difusa e colorida, por preferência às pinturas murais ou afrescos, para os quais não há lugar.
Catedral de Nuremberg, naveta |
O gótico se preocupa não só do admiravelmente grande, mas também dos ínfimos detalhes.
“Um coroamento de pináculo é uma catedral em miniatura, e quem quer que mergulhe no caos artístico de um fragmento experimentará em escala reduzida a mesma embriaguez de formalismo lógico que no conjunto do edifício. A unidade da vontade de forma e sua integral realidade resplandecem aqui com inegável clareza”
Erwin Panofsky, em fascinante estudo, nos dá os traços essenciais dessa escolástica de pedra.
“Como a Summa da alta escolástica, diz ele, a catedral do alto gótico procurava antes de tudo a totalidade, e portanto tendia a aproximar-se, por síntese bem como por eliminação, a uma solução perfeita e definitiva; por isso podemos falar do plano do alto gótico ou do sistema do alto gótico com muito mais segurança do que seria possível em qualquer outro período.
“Com suas imagens, a catedral do alto gótico tratou de incorporar a totalidade do conhecimento cristão, tanto teológico quanto moral, natural e histórico, pondo cada coisa em seu lugar e suprimindo aquilo para o que não houvesse lugar”.
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