Outras formas de visualizar o blog:

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Faça uma visita virtual à catedral de ESTRASBURGO

CLIQUE NA FOTO
Se seu email não visualiza corretamente a imagem embaixo CLIQUE AQUI

Dependendo da conexão a visualização levará alguns segundos para começar
(feche as janelinhas iniciais, e navegue procurando as flechas
ou clicando em 'PLANS' no ângulo superior esquerdo)

Veja vídeo




A catedral de Nossa Senhora que venceu incêndios e guerras infernais, e até a Revolução Francesa!

A catedral emerge entre os tetos da cidade
A catedral emerge entre os tetos da cidade
A 'coluna dos anjos'.
A 'coluna dos anjos'.
A Catedral de Estrasburgo ou Catedral de Nossa Senhora de Estrasburgo (em francês Cathédrale Notre-Dame-de-Strasbourg; em alemão Liebfrauenmünster zu Straßburg) é a catedral católica mais importante na região de Alsácia, que faz uma síntese entre a França e a Alemanha.

No tempo do paganismo, no local existiu um templo dedicado ao deus romano Marte.

O bispo Arbogast, no século VII, deitou as bases de um templo dedicado a Nossa Senhora, do qual não se conservam vestígios.

Pois, já no século seguinte, a primeira igrejinha foi substituída por uma catedral assaz mais importante, concluída sob o reinado do imperador Carlos Magno.

Essa catedral carolíngia possuía três naves e três absides que o bispo D. Ratal mandou ornar com ouro e pedras preciosas.

Mas, essa catedral foi atingida por incêndios nos anos 873, 1002 e 1007.



Em 1015, o nobre bispo de Estrasburgo, D. Werner de Habsburgo e o imperador Henrique II assentaram a primeira pedra de uma nova e grandiosa catedral sobre as ruínas da anterior.

Mas, parecia que o inferno se revoltava contra esse templo consagrado à glória da Santíssima Mãe de Deus.

Um novo incêndio em 1176 consumiu-a inteiramente.

Tapeçarias sobre a Vida de Nossa Senhora
Tapeçarias sobre a Vida de Nossa Senhora
Naqueles tempos de fé, a revolta do inferno servia de estímulo a mais cristãos atrevimentos. O novo bispo da cidade D. Henri d'Asuel, dito Hasenbourg, decidiu entre 1180 e 1190 erigir uma quarta catedral ainda maior e mais bela.

Por volta de 1220, um arquiteto francês que havia participado nas grandes obras góticas na região da Île-de-France como Chartres e Reims chegou a Estrasburgo com companhias de engenheiros e artesãos que deram o “estilo francês” ao edifício.

Na época chamava-se “estilo francês” ao gótico.

Eles trouxeram esse estilo novo, elevaram os muros e instalaram magníficos vitrais. O arquiteto e seus sucessores que trabalharam ainda durante quarenta anos ficaram anônimos para nós. No costume medieval os operários e os gênios pensavam em dar glória a Deus e esqueciam-se de si próprios.

A construção foi terminada em 1439, tornando-se o mais alto edifício do mundo entre 1625 a 1874.

E permaneceu como a mais elevada do mundo até 1880, quando foi ultrapassada pela catedral de Colônia, na Alemanha.

Rosácea da fachada
Rosácea da fachada
Em 1793, os adeptos da Revolução Francesa, pela boca de um ex-seminarista exigiram a demolição da flecha da catedral que subia até 142 metros e era a mais alta da Cristandade.

O estulto sofisma empregado foi que a catedral injuriava o sentimento de igualdade republicano.

Começaram a demolição destruindo numerosas estátuas da fachada. Demolição essa que não fazia parte do acordo. Enquanto os bandidos se encarniçavam com as estátuas, a flecha foi salva por um ferreiro de bom senso que propôs cobri-la com um imenso boné frígio, símbolo dos terroristas “jacobinos”.

O boné ficou até 1802 sendo objeto da gargalhada dos habitantes da cidade que o apelidaram em dialeto alsaciano de “kàffeewärmer” (o aquecedor de café).

Já em 1813 começaram grandes trabalhos de restauração. Em 1870 o teto da catedral sofreu graves danos durante os bombardeios da guerra franco-prussiana, prestesmente reparados malgrado sua extensão.

A catedral tem 111 metros de extensão e 51,5 metros de largura. A altura máxima exterior é de 142,11 metros e a interior é de 31 metros. É mais alta que a maior das pirâmides do Egito, a de Quéops que hoje tem 137 metros.

A nave principal se estende até 62,50 metros com 16,60 metros de largura. As naves laterais atingem 15 metros de altura e 9,70 metros de largura.

É a quarta maior igreja do mundo.




GLÓRIA CRUZADAS CASTELOS ORAÇÕES HEROIS CONTOS CIDADE SIMBOLOS
Voltar a 'Glória da Idade MédiaAS CRUZADASCASTELOS MEDIEVAISORAÇÕES E MILAGRES MEDIEVAISHERÓIS MEDIEVAISCONTOS E LENDAS DA ERA MEDIEVALA CIDADE MEDIEVALJOIAS E SIMBOLOS MEDIEVAIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus necessariamente os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.