Catedral de Chartres: o anjo (acima à esquerda) segura Abraão no momento que ia sacrificar Isaac (embaixo, direita) |
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de política internacional, sócio do IPCO, webmaster de diversos blogs |
A arte na Idade Média tinha uma dimensão essencialmente didática.
Tudo o que era necessário o homem conhecer – a história do mundo desde a Criação, os dogmas da religião, os exemplos dos santos, a hierarquia das virtudes, o alcance das ciências, artes e ofícios ‒ todas essas coisas eram ensinadas nas janelas da igreja ou nas estátuas dos pórticos.
O nome de Biblia Pauperum ‒ Bíblia dos pobres – que os impressores do século XV deram a um de seus primeiros livros pode ser bem atribuído às catedrais e igrejas.
Nelas, o simples, o ignorante, todos aqueles que pertenciam à chamada “sancta plebs Dei” ‒ a santa plebe de Deus ‒ aprendiam com seus olhos quase tudo o que sabiam sobre sua fé.
Catedral de Chartres: cenas da Paixão de Cristo |
As inúmeras estátuas distribuídas segundo um plano escolástico eram o símbolo da maravilhosa ordem que, por meio do gênio de Santo Tomás de Aquino, reinava no mundo do pensamento.
Por meio da arte as mais altas concepções da teologia e da universidade penetravam, em alguma medida, nas mentes do povo mais humilde.
Nós devemos considerar a arte do século XIII como um todo vivo, como um sistema acabado, e nós devemos estudar o modo como ele refletia o pensamento da Idade Média.
Catedral de Chartres: Cristo reinante com os quatro evangelhos |
O século XIII é o foco de nosso estudo porque nele a arte com admirável esforço tentou abarcar todas as coisas.
A iconografia dos mais ricos trabalhos românicos é pobre demais se comparada com a plenitude do imaginário gótico.
O século XIII é precisamente aquele em que as fachadas das grandes igrejas francesas foram concebidas e realizadas.
Catedral de Chartres: capela lateral |
Pelo contrário, o caráter da arte do século XIII era verdadeiramente universal como o ensinamento da Igreja.
Nós nos contentamos com os grandes temas desenvolvidos com admiração em Burgos, Toledo, Siena, Orvieto, Bamberg, Friburg, da mesma maneira que em Paris ou Reims.
Nós estamos certos que o pensamento cristão não se exprime em outras partes como na França.
Em toda Europa não há um conjunto de obras de arte dogmática pelo menos comparável ao que encontramos na catedral de Chartres.
Foi na França que a doutrina da Idade Média atingiu sua forma artística perfeita.
A França do século XIII foi a mais plena manifestação do pensamento cristão.
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muito bom seu blog , vc sabe tudo de catedrais e historia medieval, por que não fala tambem dos vitrais das catedrais .
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