![]() |
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de política internacional, sócio do IPCO, webmaster de diversos blogs |
Passeando pelo jardim junto ao Sena, vi muitas vezes pessoas contemplando em silêncio essa maravilhosa peça arquitetônica, cuja beleza material “fala”, como um anjo falaria na ordem sobrenatural.
A agulha age sobre os que a admiram como os anjos agem sobre as coisas boas, ajudando a amar seus aspectos mais altos.
O Prof. Plinio Corrêa de Oliveira comentou: “Quando me dei consciência da flecha de Notre-Dame, foi uma alegria enorme para mim e uma espécie de alívio.
Pois a magnífica fachada de Notre-Dame poderia ser comparada a um leão, mas sem juba; e a flecha completa o que faltava, alivia, põe uma nota de graça, fantasia, delicadeza e de um quase irreal que satisfaz.
Pode-se conceber que o anjo da flecha de Notre-Dame seja um anjo que proteja todas as belezas do gênero da agulha no mundo inteiro.
A mensagem das torres é robustecida e aliviada pelo cântico gracioso da flecha!”
As duas torres falam colossalmente do real.
Mas a flecha fina e esguia, subindo rumo ao infinito, representa o irreal, que aprimora o melhor da realidade da catedral e sua legenda.
Não espantaria se demônios jogassem em sentido contrário, como os que favoreceram também o incêndio recente da catedral de Nantes.
Em sua fachada, o maravilhoso templo exibe uma ordenação grandiosa nos episódios da História Sagrada, esculpidos em cada portal, assim como na fileira dos Reis da genealogia de Jesus Cristo, que tem paralelismo com a genealogia dos reis da França, e assim por diante.
Porém, quando a fraqueza humana se posiciona diante de tanta grandeza, começa a sentir fome do imprevisto.
E a flecha é imprevista, como também o são os dons do Espírito Santo quando surpreendem uma pessoa.
Ela fornece o charme que completa o vigor das torres — as quais, aliás, não foram terminadas.
A catedral foi negligenciada, incompreendida, tendo até o Conselho de Luís XVI, decidido destruí-la como uma reminiscência dos tempos bárbaros.
A decisão só não foi cumprida porque estourou a Revolução Francesa, e todos passaram a se preocupar com outras coisas.10 Porém, no fundo da “querela entre os Antigos e os Modernos” ainda arde a oposição furiosa entre os que desejam o reino do Imaculado Coração de Maria e os que blasfemam pelo reino do demônio que infecciona o mundo.
Do alto da fachada onde está entronizada, aureolada pela imensa rosácea, Nossa Senhora sorri para seus filhos que passam pela praça parisiense, como que convidando-os a lutar pela restauração da Cristandade.
E também impedir para sempre a desfiguração de sua catedral com projetos contemporâneos e monstruosos.
GLÓRIA CRUZADAS CASTELOS ORAÇÕES HEROIS CONTOS CIDADE SIMBOLOS








Boa-tarde, Luís Defaur.
ResponderExcluirDeus Jesus, usava um lenço sem costura e emenda. Este lenço recebe outro nome.
Poderia informar como chama.
Muito cordialmente
ExcluirCreio que o Sr. se refere à Túnica Inconsútil. Mas, há duas, com essas características:
1) a que hoje se venera em Argenteuil, Paris, França, que os judeus usavam interiormente como uma camisa, embora até os joelhos; veja A Santa túnica de Argenteuil comparada por um cientista com o Santo Sudário https://cienciaconfirmaigreja.blogspot.com/2019/07/a-santa-tunica-de-cristo-na-paixao.html
2) a que hoje se venera na catedral de Trier, Alemanha que era a túnica exterior mais bela e visível.
em Jesus e Maria
Também impede para sempre a desfiguração
ExcluirOs comentários sempre para nós lê
ResponderExcluir