Outras formas de visualizar o blog:

terça-feira, 20 de outubro de 2020

Notre-Dame: a agulha da catedral e a voz do anjo

Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs





Passeando pelo jardim junto ao Sena, vi muitas vezes pessoas contemplando em silêncio essa maravilhosa peça arquitetônica, cuja beleza material “fala”, como um anjo falaria na ordem sobrenatural.

A agulha age sobre os que a admiram como os anjos agem sobre as coisas boas, ajudando a amar seus aspectos mais altos.

O Prof. Plinio Corrêa de Oliveira comentou: “Quando me dei consciência da flecha de Notre-Dame, foi uma alegria enorme para mim e uma espécie de alívio.

Pois a magnífica fachada de Notre-Dame poderia ser comparada a um leão, mas sem juba; e a flecha completa o que faltava, alivia, põe uma nota de graça, fantasia, delicadeza e de um quase irreal que satisfaz.

Pode-se conceber que o anjo da flecha de Notre-Dame seja um anjo que proteja todas as belezas do gênero da agulha no mundo inteiro.

A mensagem das torres é robustecida e aliviada pelo cântico gracioso da flecha!”

As duas torres falam colossalmente do real.

Mas a flecha fina e esguia, subindo rumo ao infinito, representa o irreal, que aprimora o melhor da realidade da catedral e sua legenda.

É como se um espírito angélico tivesse a agulha como residência (num sentido analógico, pois o anjo é puro espírito), e a partir dali interviesse em favor de todas as belezas do mundo afins com aquela flecha.

Não espantaria se demônios jogassem em sentido contrário, como os que favoreceram também o incêndio recente da catedral de Nantes.

Em sua fachada, o maravilhoso templo exibe uma ordenação grandiosa nos episódios da História Sagrada, esculpidos em cada portal, assim como na fileira dos Reis da genealogia de Jesus Cristo, que tem paralelismo com a genealogia dos reis da França, e assim por diante.

Porém, quando a fraqueza humana se posiciona diante de tanta grandeza, começa a sentir fome do imprevisto.

E a flecha é imprevista, como também o são os dons do Espírito Santo quando surpreendem uma pessoa.

Ela fornece o charme que completa o vigor das torres — as quais, aliás, não foram terminadas.

A catedral e o reinado de Cristo em Maria

A catedral foi negligenciada, incompreendida, tendo até o Conselho de Luís XVI, decidido destruí-la como uma reminiscência dos tempos bárbaros.

A decisão só não foi cumprida porque estourou a Revolução Francesa, e todos passaram a se preocupar com outras coisas.10 Porém, no fundo da “querela entre os Antigos e os Modernos” ainda arde a oposição furiosa entre os que desejam o reino do Imaculado Coração de Maria e os que blasfemam pelo reino do demônio que infecciona o mundo.

Do alto da fachada onde está entronizada, aureolada pela imensa rosácea, Nossa Senhora sorri para seus filhos que passam pela praça parisiense, como que convidando-os a lutar pela restauração da Cristandade.

E também impedir para sempre a desfiguração de sua catedral com projetos contemporâneos e monstruosos.




GLÓRIA CRUZADAS CASTELOS ORAÇÕES HEROIS CONTOS CIDADE SIMBOLOS
Voltar a 'Glória da Idade MédiaAS CRUZADASCASTELOS MEDIEVAISORAÇÕES E MILAGRES MEDIEVAISHERÓIS MEDIEVAISCONTOS E LENDAS DA ERA MEDIEVALA CIDADE MEDIEVALJOIAS E SIMBOLOS MEDIEVAIS

4 comentários:

  1. Boa-tarde, Luís Defaur.
    Deus Jesus, usava um lenço sem costura e emenda. Este lenço recebe outro nome.
    Poderia informar como chama.
    Muito cordialmente

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Creio que o Sr. se refere à Túnica Inconsútil. Mas, há duas, com essas características:
      1) a que hoje se venera em Argenteuil, Paris, França, que os judeus usavam interiormente como uma camisa, embora até os joelhos; veja A Santa túnica de Argenteuil comparada por um cientista com o Santo Sudário https://cienciaconfirmaigreja.blogspot.com/2019/07/a-santa-tunica-de-cristo-na-paixao.html
      2) a que hoje se venera na catedral de Trier, Alemanha que era a túnica exterior mais bela e visível.
      em Jesus e Maria

      Excluir
    2. Também impede para sempre a desfiguração

      Excluir
  2. Os comentários sempre para nós lê

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus necessariamente os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.