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terça-feira, 6 de agosto de 2019

Catedrais da cor, focos de sacralidade, palácios d'Aquele que é “o Caminho, a Verdade e a Vida” (João, XIV, 6)

Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs






Durante séculos de abandono os monumentos medievais foram se cobrindo de poeira, mofo e fuligem de revoluções.

No século XIX, houve literatos que se interessaram por eles e começou um movimento de reabilitação cultural e restauração material.

A tendência cresceu mais ainda no século XX.



Hoje diante de uma fachada de catedral de pedra reluzente como a de Notre Dame de Paris, as multidões param, contemplam, admiram.

Porém falta algo...

Sim! A cor! Ela foi toda pintada, até folhada a ouro em certas partes.

A catedral de Orvieto, recoberta de mosaicos mantém a cor e nos fornece uma ideia.

Em Notre Dame de Paris a fúria igualitária arrancou a Galeria dos Reis da fachada e a decapitou!

Os revolucionários de 1789 e seus êmulos acham que foi um triunfo da democracia...

As estátuas decapitadas foram enterradas e redescobertas no século XX durante escavações para ampliar um prédio.

Elas podem ser vistas hoje no Musée de Cluny, Paris.

Nelas ainda há restos de pintura e pode se adivinhar as cores originais.

Mas, como era a catedral pintada nos seus dias de fé e esplendor? É difícil imaginar.

Mas, na catedral de Amiens foi feito um aproveitamento genial da tecnologia que nos elucida.

Todas as noites de verão projetores digitais “pintam” a fachada reproduzindo as cores originais com incrível pormenor.

As fotos que vão junto foram ali tiradas.

As cores dão uma dimensão da vida que anima a Cristandade e seus monumentos.

Vida que emana larga, generosa, bondosa do Espírito Santo e translucida em tudo o que é fruto do espírito de fé.

Esse resplendor de vida sobrenatural nas coisas criadas por católicos deveras chama-se sacralidade.

E a sacralidade é a que irradia o charme misterioso e luminoso, grandioso e íntimo, lógico e sorridente da Idade Média.




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9 comentários:

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