Outras formas de visualizar o blog:

terça-feira, 6 de abril de 2021

Arundel: catedral da fidelidade ao catolicismo

Arundel catedral-santuário de um duque mártir
Arundel catedral-santuário de um duque mártir
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs




A Igreja Catedral de Nossa Senhora e São Filipe Howard é uma catedral católica na cidade de Arundel (West Sussex), Grã Bretanha, com uma história única.

Ela foi construída em 1873 como igreja paroquial, mas o esplêndido templo se tornou catedral em 1965 com a fundação da diocese de Arundel-Brighton.

A construção da catedral se deve à família Howard, Duques de Norfolk e Condes de Arundel, uma das famílias católicas mais proeminentes da aristocracia inglesa, instalada no Castelo de Arundel desde 1102 até hoje.

O duque de Norfolk é, por direito histórico reconhecido pela monarquia protestante inglesa, Primeiro Duque dos Pares de Inglaterra, membro hereditário da Câmara dos Lordes, Marechal Hereditário da Inglaterra.

Enquanto conde de Arundel também é Primeiro Conde do Reino inglês. Os Condes de Arundel têm também os títulos de Duque de Norfolk e outros subsidiários.

Catedral neogótica de Arundel.
Catedral neogótica de Arundel.
Todos os antigos e atuais duques descendem do rei Eduardo I da Inglaterra (1239 –1307). O Duque de Norfolk é o encarregado de receber na porta do Parlamento à rainha quando vai pronunciar seu famoso discurso de abertura dos trabalhos anuais.

O Duque age como representante de toda a classe dos Lordes.

Historicamente, pertencem às primeiras famílias aristocráticas da Inglaterra. Toda a família é tradicionalmente católica e principal representante do recusacionismo inglês.

O recusacionismo é o nome erudito dado aos nobres que se recusaram a acompanhar a apostasia e heresia protestante iniciada pelo rei Henrique VIII.

Muitos deles foram mártires como este duque de Arundel São Felipe Howard. Muitos outros continuaram professando o catolicismo num regime catacumbal em seus castelos.

São Felipe Howard, vitral de Santa Maria e santos mártires
São Felipe Howard, XX Conde de Arundel.
Vitral de Santa Maria e santos mártires
Em 1664 o catolicismo foi suprimido de vez na Inglaterra, passando todas as igrejas e catedrais do país a pertencerem à Igreja Anglicana.

Somente em 1829, por meio da lei de emancipação católica, paróquias foram novamente abertas ao culto católico e ainda assim sob suspeitas.

Recomendamos a nossos leitores, os posts publicados sobre os grandes santos que na Europa sofreram, rezaram e realizaram proezas para restaurar o catolicismo na Inglaterra:

Conversão dos anglicanos I: Don Bosco e São Domingos Savio

Conversão dos anglicanos II: Santo Eduardo Rei e São Paulo da Cruz, fundador

Conversão dos anglicanos III: o santo cura de Ars e o Servo de Deus Bartolomeu Holzhauser
Com a relativização da perseguição protestante, em 1868, o 15º Duque de Norfolk, Henry Fitzalan-Howard, contratou o arquiteto Joseph Hansom para erigir um templo católico em Arundel.

Esse deveria seguir o estilo do imponente castelo em que a família ducal reside.

Hansom projetou uma grande igreja de inspiração gótica francesa construída com pedras das pedreiras de Bath.

Nisso acompanhava o renascimento do gótico que teve no arquiteto católico inglês Augustus Welby Pugin (1812–1852) o seu máximo representante, famoso pelo Big Ben entre outras realizações.

Gótico: estilo bom para restaurar a sociedade e a religião em crise, ensinou famoso arquiteto inglês – 1

Gótico: estilo bom para restaurar a sociedade e a religião em crise, ensinou famoso arquiteto inglês – 2

Catedral de Arunde, nave central
Catedral de Arundel, nave central
A catedral foi dedicada a São Filipe Neri, mas foi mudada após a canonização em 1970 de São Filipe Howard, XX Conde de Arundel.

Ele foi um dos Quarenta mártires da Inglaterra e País de Gales, leigos e religiosos, homens e mulheres, que foram mortos por sua fé durante o reinado da rainha Elizabeth I.

Os Quarenta Mártires foram canonizados em 25 de outubro de 1970.

Eles se destacaram entre os cerca de trezentos que foram executados entre 1535 e 1679, pelos reis protestantes da Inglaterra e Gales revoltados contra o papado. Cfr. Quarenta Mártires da Inglaterra e País de Gales 

São Felipe Howard foi o XX Conde de Arundel, batizado no Palácio de Whitehall, apadrinhado pelo Rei Felipe II da Espanha.

A rainha Elizabeth I da Inglaterra, cruel protestante, prendeu seu pai em Norfolk, em 1569, pela tentativa de casamento com a católica Maria I Stuart, Rainha da Escócia e legitima herdeira ao trono inglês.

Após o duque tentar com o auxílio do rei Felipe II da Espanha colocar Maria Stuart no trono inglês e restaurar o catolicismo na Inglaterra, Elizabeth mandou executá-lo na Torre de Londres.

Seu filho São Philip Howard e grande parte de sua família desafiou a sanguinária rainha Elizabeth da qual era primo em segundo grau.

Túmulo de São Filipe Howard
Túmulo de São Filipe Howard

Com falsas acusações de alta traição, a rainha prendeu São Felipe Howard na Torre de Londres em 25 de abril de 1585, até sua morte por disenteria aos 38 anos de idade, dez anos depois.

No leito de morte pediu à rainha ver sua esposa e seu filho que havia nascido depois de sua prisão. 

A rainha respondeu que só autorizaria se prevaricasse ao protestantismo. Ele se recusou e morreu sozinho, sendo imediatamente reconhecido como mártir católico.

A família defendeu o condado de Arundel e o possui até agora.

O corpo do grande conde de Arundel São Felipe Howard foi jogado sob o chão da igreja de San Pedro ad Vincula, dentro da torre.

Vinte e nove anos depois, sua viúva e filho obtiveram permissão do rei Jaime I para mover seus restos mortais para a Capela FitzAlan, perto do Castelo de Arundel.

Seu túmulo foi transferido para a atual catedral católica de Arundel em 1971 onde hoje é um local de peregrinação.



Vídeo: Voo de um anjo na catedral de Arundel
clique na foto





GLÓRIA CRUZADAS CASTELOS ORAÇÕES HEROIS CONTOS CIDADE SIMBOLOS
Voltar a 'Glória da Idade MédiaAS CRUZADASCASTELOS MEDIEVAISORAÇÕES E MILAGRES MEDIEVAISHERÓIS MEDIEVAISCONTOS E LENDAS DA ERA MEDIEVALA CIDADE MEDIEVALJOIAS E SIMBOLOS MEDIEVAIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus necessariamente os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.